24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Dia Mundial Sem Carro tem atrações no TICEN

spot_img

Dia Mundial Sem Carro tem atrações no TICEN

spot_imgspot_img

Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria de Mobilidade Urbana, em conjunto com a Floram e Secretaria de Cultura, realizam nesta segunda-feira, 22, uma série de atividades para quem utiliza o transporte público da Capital. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Durante a manhã 200 mudas de plantas foram distribuídas no Terminal de Integração do Centro (TICEN), com quatro diferentes espécies: pitanga, gabiroba, grumixama e araçá. Houve ainda, apresentação do grupo de dança Boi de Mamão Petinho, que encantou quem passava pelo local.

O intuito do evento é conscientizar as pessoas da importância de utilizar outros meios de locomoção, que não seja o automóvel particular. A iniciativa pretende que a população compreenda que quanto mais carros na rua, maior será o congestionamento.

História

França, 22 de setembro de 1997. Franceses de uma organização não governamental criam a campanha "Na Cidade, Sem Meu Carro!", incentivando os municípios do país a fecharem as ruas para que os veículos próprios não circulassem. A iniciativa de fazer os cidadãos refletirem a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição, resultou na criação da "Semana Europeia de Mobilidade", pela União Europeia em 2002.

No Brasil, a ideia chegou em 2001 e no mesmo ano, onze cidades aderiram ao movimento: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em Florianópolis, o primeiro ano de conscientização foi 2005, em conjunto com outras 42 cidades brasileiras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img