fique por dentro de floripa

- Variedades - Dia nacional do samba é comemorado nesta segunda com apresentação gratuita de integrantes do Samba de Terreiro na Escadaria d

02.12.2019

Dia nacional do samba é comemorado nesta segunda com apresentação gratuita de integrantes do Samba de Terreiro na Escadaria d

02.12.2019
Dia nacional do samba é comemorado nesta segunda com apresentação gratuita de integrantes do Samba de Terreiro na Escadaria d
Foto: Dia Nacional do Samba - Crédito Luiza Filippo

A roda de samba, que reverencia grandes compositores, ocorre das 18h15 às 20h15    

O Samba de Terreiro Florianópolis volta para o seu local de origem, a Escadaria Rosário, para a edição comemorativa do Dia Nacional do Samba, neste dia 2 de dezembro. O projeto, que reúne artistas, produtores e pesquisadores, começou em janeiro de 2017 e é uma referência de movimento cultural, com apresentações sempre prestigiadas por centenas de pessoas da cidade e visitantes.

O Samba de Terreiro surgiu na Escadaria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, mas também teve edições na Escaria do Teatro da Ubro - em dias de chuva, ocorreram apresentações dentro do próprio teatro, que ficou lotado. A intenção dos criadores do projeto é a divulgação da memória de uma das manifestações culturais musicais tocadas, cantadas e dançadas, inicialmente nos terreiros e, depois, nas quadras das escolas samba do Rio de Janeiro e de Florianópolis a partir dos anos de 1930. As apresentações são para divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.

Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook.

A realização desta edição do Samba de Terreiro Florianópolis conta com o apoio da Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

SAMBA DE TERREIRO FLORIANÓPOLIS 

Local: Escadaria do Rosário, rua Marechal Guilherme, 60, centro de Florianópolis

Data: 02/12/2019

Horário: das 18h15 às 20h15

Participação aberta ao público

Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/2339260896384219/  

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Dois Papas do diretor Fernando Meirelles é a estreia da semana no CINEMULTI

05.12.2019

Dois Papas do diretor Fernando Meirelles é a estreia da semana no CINEMULTI

Noel digital no coração da cidade

05.12.2019

Noel digital no coração da cidade

Programação de final de semana no Jurerê Open Shopping

05.12.2019

Programação de final de semana no Jurerê Open Shopping

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.