22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Dia do Circo terá comemoração especial em Florianópolis

spot_img

Dia do Circo terá comemoração especial em Florianópolis

spot_imgspot_img

Mesmo com o surgimento do rádio, TV e internet, a arte circense – uma das mais antigas do mundo – continua atraindo multidões e encantando plateias com a figura alegre do palhaço. Neste domingo (27/03), o Brasil celebra o Dia do Circo, e Florianópolis não vai ficar fora dessa festa. Em parceria com artistas e coletivos circenses da cidade, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) promove o Cabaré Circo Floripa, que inclui um cortejo na Praça Bento Silvério, às 16h, e apresentações gratuitas às 17h e 20h, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição.

O espetáculo contempla uma variedade de números com malabares, acrobatas, mágicos, equilibristas, trapezistas, dançarinos e os irreverentes palhaços. Entre os participantes do projeto estão os coletivos Arte&Circo, Dále Circo, Ateliê do Comediante, Traço Cia. de Teatro, Circus Fever, Circular Artes do Circo e GiroCirco. O evento tem ainda participação musical da banda Jumpin Jacks e do maracatu Arrasta Ilha.

Os ingressos para as apresentações podem ser retirados gratuitamente na Casa das Máquinas até uma hora antes de cada sessão. O público também vai poder conferir uma exposição de fotos antigas que retratam momentos da história do circo. O evento visa promover o intercâmbio cultural com a comunidade, além de valorizar e dar visibilidade ao circo como expressão artística, oferecendo opções de entretenimento com qualidade e sem custo para a população.

Homenagem a Piolin

O Dia Nacional do Circo foi criado em homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço brasileiro Piolin, que por mais de 30 anos comandou o Circo Piolin, herdado de seu pai. Nascido em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto (SP), Abelardo cresceu no circo, onde aprendeu a tocar violino, fazer acrobacias, equilibrismo e contorcionismo, com apenas oito anos de idade.

Ainda jovem estreou no Circo Americano para substituir a atração cômica principal que tinha ido embora. O talento e a genialidade do palhaço, ator, músico e comunicador fez com que o artista fosse aclamado como “Imperador do Riso”. O apelido Piolin foi dado, em 1918, por amigos espanhois que compararam o jovem franzino a um barbante fino (piolin em espanhol).

Abelardo Pinto sempre esteve engajado aos movimentos culturais do país, divulgando as artes circenses como forma de expressão. Em 27 de março de 1929, quando nem o circo e nem o teatro tinham um dia especial para comemoração, Oswald e Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia e Anita Malfati, entre outros artistas, deram uma festa de aniversário para o palhaço, batizada de “Festim Antropofágico”. O evento marcou o reconhecimento dos modernistas brasileiros de que o picadeiro era o berço do teatro nacional e Piolin o maior ator cômico do Brasil.

Um dos principais desejos do palhaço era montar uma escola para manter as tradições culturais e artísticas do circo, mas Piolin faleceu aos 76 anos, em 1973, antes de concretizar o sonho. A primeira escola de circo no Brasil foi fundada em São Paulo, em 1978, levando o nome do palhaço.

Rir é um bom remédio

Além de boa opção de lazer, o circo também faz bem à saúde levando alegria às pessoas. Estudos científicos indicam que o riso é um remédio milagroso que ajuda a curar ou prevenir uma série de doenças. No livro A Terapia do Riso (Ed. Pensamento, 80 páginas), o médico e terapeuta Eduardo Lambert alerta que o simples sorriso ou a gargalhada mais espontânea funcionam como estimulantes que liberam ao cérebro betaendorfinas – substâncias que têm poder analgésico e proporcionam sensação de bem-estar.

Liberadas em momentos de alegria, numa boa risada, as endorfinas também estimulam o sistema imunológico contra reações alérgicas, bactérias e vírus. Podem ainda proteger o aparelho circulatório contra enfartes e derrames, ampliar a capacidade respiratória e melhorar a pressão arterial. Além disso, o riso também pode ajudar a emagrecer, já que o ser humano movimenta 28 músculos da face ao rir, queimando cerca de 10 calorias.
Segundo o autor, pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas e autoritárias vivem sob mais tensão. As emoções negativas afetam o organismo de diferentes formas. A inveja atinge o fígado, o ciúme pode afetar órgãos do peito como o coração, enquanto o autoritarismo facilita a formação de tumores e câncer. Diante desses dados científicos, a prevenção é o melhor remédio. Que tal ir ao circo?

Serviço:

O Quê: Cabaré Circo Floripa – Homenagem ao Dia Nacional do Circo

Quando: domingo (27/03) – cortejo na praça às 16h
Sessão às 17h e 20h

Onde: Casa das Máquinas
Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img