19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Dia do Trabalhador será comemorado com música na Beira-mar Norte

spot_img

Dia do Trabalhador será comemorado com música na Beira-mar Norte

spot_imgspot_img

Florianópolis comemora o Dia do Trabalhador neste domingo, 1º de maio, com um concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, a partir das 19h, junto ao Trapiche da Avenida Beira-mar Norte. A apresentação pública é uma promoção da Prefeitura Municipal, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Sesc, com apoio da Fecomércio, Senac e Marinha do Brasil. O evento encerra a programação do Dia do Pedal, que inicia à tarde com passeio ciclístico e atividades de lazer.

O espetáculo em Florianópolis, com uma hora e meia de duração, integra uma turnê nacional em comemoração aos 203 anos do Corpo de Fuzileiros Navais. Sob regência do Capitão-Tenente Nerías de Oliveira Morel e do Primeiro-Tenente Thiago Santos, os músicos prometem um show inesquecível com repertório que inclui clássicos de Giuseppe Verdi, Maurice Ravel, Johann Strauss II e Giacomo Puccini, além de obras mais contemporâneas assinadas por Elton John, Phill Collins e pelo brasileiro Djavan, entre outras. Todas as composições contam com arranjo especial feito pela própria banda.

Com um repertório eclético, que transita do erudito ao popular, a Banda Sinfônica do CFN possui uma diversidade instrumental e uma formação musical exclusiva que a diferencia de bandas tradicionais e orquestras sinfônicas existentes no Brasil. Além de utilizar naipes de madeira, metais, percussão e cordas (piano, contrabaixo e violoncelos), a banda tem como diferencial a expertise de tocar gaitas de fole e a inclusão de cantores líricos em suas apresentações pelo país e exterior.

Criada em 1970, com sede na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, a Banda Sinfônica é composta por dois oficiais regentes, 72 instrumentistas, coral de 20 vozes, oito solistas e seis gaiteiros de fole, todos formados e aperfeiçoados na Escola de Música do Centro de Instrução Almirante Sylvio Camargo, da Marinha do Brasil. Ao todo, são cerca de 130 integrantes, incluindo pessoal de suporte administrativo e operacional.

Brigada Real

A primeira apresentação de música marcial no Brasil aconteceu em 8 de março de 1808, após aportarem no Rio de Janeiro os navios que traziam a Família Real. A Brigada Real da Marinha – que acompanhou a corte portuguesa em sua transmigração, e deu origem mais tarde ao Corpo de Fuzileiros Navais – marchou pelas ruas do Rio de Janeiro, vestida em garbosos uniformes, executando sua música marcial para encantamento do público.

Em 1872 foi criada oficialmente a primeira banda de música marcial, vinculada ao Corpo de Imperiais Marinheiros. Em 1965, passou a ser denominada Banda de Concerto do Corpo de Fuzileiros Navais. A partir do contato com outras bandas militares, surgiu a ideia de formação de uma banda sinfônica incorporando instrumentos característicos de orquestras. A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro foi ativada em 7 de setembro de 1970, vinculada à estrutura da Marinha do Brasil.

O CFN possui uma Escola de Formação de Sargentos Músicos que realiza periodicamente concurso para admissão de novos alunos, propiciando a inserção de muitos jovens de comunidades carentes no ambiente musical. Também desenvolve ações de inclusão social envolvendo crianças e adolescentes, entre elas, o projeto Pequenos Cantores. Atualmente, além da Banda Sinfônica, da Banda Marcial e do Conjunto Fuzibossa, outras 16 bandas de músicas com efetivos menores integram as diversas unidades da Marinha do Brasil espalhadas pelo território nacional.

Serviço:

O Quê: Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais/RJ

(Em comemoração ao Dia do Trabalhador)

Quando: domingo – 1º de maio – 19h

Onde: Avenida Beira-mar Norte

Quanto: gratuito

Realização: Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Sesc

Apoio: Fecomércio, Senac e Marinha do Brasil

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img