19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Dia Mundial Sem Carro: passeio de bicicleta e pista livre na Beira-Mar no fim de semana

spot_img

Dia Mundial Sem Carro: passeio de bicicleta e pista livre na Beira-Mar no fim de semana

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis promove neste sábado, 22, a partir das 9h, um passeio de bicicleta para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, em frente à Catedral Metropolitana. Além disso, a empresa Floripa Express irá fazer passeio de motocicletas com deficientes. Ainda no sábado, a Ritmos organizou a 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Promovendo aos cidadãos a oportunidade de vivenciar a cidade de forma diferente, no domingo, dia 23, ocorrerá o Domingo Livre, em que um trecho da Avenida Beira-Mar Norte será liberado para atividades de lazer ao ar livre.

O intuito das atividades é conscientizar as pessoas da importância de utilizar outros meios de locomoção, que não seja o automóvel particular. A iniciativa pretende que a população compreenda que quanto mais carros na rua, maior será o congestionamento, para dessa forma, entender os benefícios que se tem ao privilegiar o transporte público.

História

França, 22 de setembro de 1997. Franceses de uma organização não governamental criam a campanha “Na Cidade, Sem Meu Carro!”, incentivando os municípios do país a fecharem as ruas para que os veículos próprios não circulassem.

A iniciativa de fazer os cidadãos refletirem a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição, resultou na criação da “Semana Europeia de Mobilidade”, pela União Europeia em 2002.

No Brasil, a ideia chegou em 2001 e no mesmo ano, onze cidades aderiram ao movimento: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em Florianópolis, o primeiro ano de conscientização foi 2005, em conjunto com outras 42 cidades brasileiras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img