Florianópolis, 21 de julho de 2024

Diabetes: Florianópolis recebe ação gratuita para aferição de glicemia

spot_img

Compartilhe

Encontro será no Mercadão de Coqueiros, na quarta-feira, dia 26, Dia Nacional do Diabetes

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 20 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil, o que representa 6,9% da população nacional.  O país ocupa a sexta posição na lista dos países com mais ocorrências de casos, ficando atrás da China, Índia, Paquistão, Estados Unidos e Indonésia.

E para falar sobre a doença, o Mercadão de Coqueiros, em parceria com o Laboratório Sabin, promove na quarta-feira, dia 26 de junho, Dia Nacional do Diabetes, uma ação gratuita. Além do exame de glicemia capilar, também conhecido como HGT (hemoglobina glicada), onde é coletado sangue na ponta do dedo para a verificação da concentração de glicose (açúcar) no sangue, será realizada a aferição de pressão arterial.

As aferições serão realizadas por uma técnica de enfermagem e uma profissional vai repassar orientações e esclarecer dúvidas sobre a doença com as pessoas que passarem pelo Mercadão. A ação gratuita será realizada das 10h às 12h e das 13h às 15h.

O Mercadão de Coqueiros fica na Av. Engenheiro Max de Souza, 843, bem ao lado do Parque de Coqueiros. O funcionamento do empreendimento, que é pet friendly e conta com uma unidade do Direto do Campo e mais de 20 operações de gastronomia, lazer e serviços, é de segunda a sábado, das 7h às 20h, e aos domingos e feriados, das 8h às 19h. Cada operação tem um horário específico de funcionamento.

O que é o Diabetes?

De acordo com o Ministério da Saúde, Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).