20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Diário Catarinense apresenta série multimídia Os Desapartados

spot_img

Diário Catarinense apresenta série multimídia Os Desapartados

spot_imgspot_img

Histórias de nordestinos que deixam o sertão e vêm para Santa Catarina para trabalhar na construção civil são o foco da reportagem multimídia que estreia neste domingo (17) e terá desdobramentos em outros veículos do Grupo RBS

Os veículos do Grupo RBS em Santa Catarina lançam neste domingo (17) a série Os Desapartados, uma das maiores operações multimídia já realizadas pela empresa no Estado. O veículo central da ação é o Diário Catarinense, que apresenta aos leitores a série com o mesmo nome em três cadernos especiais neste domingo (17), segunda (18) e terça-feira (19). O nome do conjunto de reportagens é inspirado no depoimento de uma das protagonistas da história ao falar dos sete filhos que deixaram a pernambucana cidade de Jatobá e saíram de perto da família para trabalhar em Santa Catarina na construção civil. A palavra desapartado vem do verbo desapartar que significa desligar, separar, deixar à parte e desassociar. Além do DC, Hora de Santa Catarina, Diario.com, RBS TV, TVCOM e CBN Diário também terão conteúdos relacionados ao tema.

– O conteúdo da série capta um movimento gerado pelo avanço da construção civil de Santa Catarina, a ponto de exigir importação de mão de obra. Também mostra um redesenho da trajetória dos migrantes nordestinos, que aos milhões vieram para São Paulo e Rio e agora alargam suas fronteiras, transformando o Estado em uma espécie de nova terra prometida. É um conteúdo repleto de histórias humanas, que misturam saudade, amor, superação, família e expectativas – conta Nilson Vargas, editor-chefe do Diário Catarinense.

No DC, serão três cadernos com oito páginas, 24 no total. Inspirado na literatura e na xilogravura de cordel, o trabalho tem textos de Ângela Bastos, fotos de Guto Kuerten, edição de Jaqueline Morais, projeto gráfico de Rafael Rosa e ilustração de Fábio Nienow.

No Hora de Santa Catarina, quatro páginas sobre a série serão publicadas: duas na terça (19), mais duas na quarta (20).

No Diario.com (www.diario.com.br), a partir deste domingo (17), será publicado um site especial com reportagem em vídeos e imagens das histórias. O espaço virtual destaca os personagens, curiosidades do sertão e o diário de viagem da equipe de reportagem, além de disponibilizar um mapa que mostra as distâncias entre Santa Catarina e Pernambuco.

Na RBS TV, serão veiculadas matérias no Jornal do Almoço na segunda (18) e na terça (19), a partir das 12h, e uma reportagem especial no Estúdio SC neste domingo (17), às 23h10.

Na TVCOM, será apresentado um especial exclusivo sobre a série no programa Falando, que vai ao ar ao vivo na próxima sexta-feira (22) às 17h, com reprise no domingo (24), às 18h, e na segunda (25) às 10h.

Na rádio CBN Diário 740 AM, irão ao ar programetes especiais, com recursos de áudio diferenciados, sobre curiosidades do sertão no programa Notícia da Manhã, que vai ao ar às 9h40, na segunda (18), na terça (19) e na quarta-feira (20).

Da série Os Desapartados

Retratos do andarilhar em busca das famílias de migrantes que transpuseram caminhos até o Sul, redesenhando, assim, o histórico mapa de retirantes nordestinos, que antes iam – e continuam na mesma vereda – para Amazonas, Brasília e São Paulo. Nesta busca, 11 mil pernambucanos (e outros milhares de outros Estados) encontraram Santa Catarina, que reúne belezas naturais – um pouco diferentes das belezas do sertão – e, principalmente, oportunidade e esperança de uma vida mais confortável. São viventes de um fenômeno ainda pouco – ou nada – estudado no Estado. Mas visto, percebido e sentido em terras catarinenses. Estão presentes, principalmente, nos canteiros de obras que im

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img