22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Dica do Procon Florianópolis: conheça os seus direitos enquanto consumidor

spot_img

Dica do Procon Florianópolis: conheça os seus direitos enquanto consumidor

spot_imgspot_img

Direitos do Consumidor – Conheça os seus direitos enquanto consumidor

Garantia

– Todos os produtos têm garantia legal (prevista no Código de Defesa do Consumidor), mesmo que não esteja oferecida por escrito.

– Produtos e serviços não duráveis (alimentos, serviços lavanderia, etc.) têm garantia legal de 30 dias.

– Para produtos e serviços duráveis (carro, eletrodoméstico, eletrônicos, celulares, reforma da casa, pintura do carro, etc.), a garantia legal é de 90 dias.

– Os produtos novos possuem, geralmente, garantia expressa do fabricante por período determinado, não podendo nunca ser inferior ao da garantia legal.

Propaganda enganosa

– A propaganda veiculada pelas lojas deve ser cumprida na sua totalidade (preço, quantidade, prazo de duração da promoção, modelo, etc.).

Direito de arrependimento

– No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogo, reembolso postal, etc.), o consumidor tem o direito de arrependimento do contrato, podendo devolver o produto no prazo de sete dias, a contar do recebimento.

SAC

– As empresas reguladas de energia elétrica, telefonia, TV por assinatura, planos de saúde, aviação civil, transporte terrestre, instituições bancárias e operadoras de cartão de crédito devem prestar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por telefone durante 24h, sete dias por semana.

– O prazo máximo de espera até o contato direto com o atendente é de um minuto, a partir do momento que foi selecionada a opção.

Produto com defeito

A responsabilidade de loja que revende produtos é solidária com o fabricante. Isso quer dizer que, caso o defeito não seja solucionado em 30 dias, o consumidor pode exigir, tanto da loja como do fabricante, a substituição do produto, a devolução dos valores pagos ou abatimento proporcional do preço.

Nota fiscal

Sempre exija e guarde a nota fiscal, pois ele é a sua maior garantia. Guarde também a cópia do contrato, recibos e canhotos de entrega.

Assistência técnica

Antes da compra é essencial informa-se sobre como será prestada a assistência técnica (caso necessária) e como serão supridas as peças de reposição.

Danos a saúde

– Se houver danos à saúde , o consumidor tem direito à indenização material, de forma a cobrir os gastos com médicos e remédios. Ele também pode buscar seus direitos no Poder Judiciário, por conta dos danos morais, causados pelo transtorno provocado.

Empréstimo

– Antes de fazer um empréstimo, pesquisa a menor taxa de juros e veja qual financeira ou banco oferece o melhor negócio.

– Entenda o contrato antes de assinar, leia atentamente e na dúvida não assine. O valor da prestação deve ser igual ao acordado, não aceite pagar nada a mais. Lembrando que, quitação antecipada dá direito a desconto.

– Se o empréstimo for feito pelo telefone ou em casa, você pode desistir em sete dias. Mas, se de alguma forma se sentiu prejudicado, procure os órgãos de defesa do consumidor.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img