fique por dentro de floripa

- Variedades - Dicas de cultura, diversão, lazer e gastronomia em Florianópolis - 6ª edição

05.04.2019

Dicas de cultura, diversão, lazer e gastronomia em Florianópolis - 6ª edição

05.04.2019
Dicas de cultura, diversão, lazer e gastronomia em Florianópolis - 6ª edição
Foto: Concurso Comida Di Buteco será realizado de 12 de abril a 5 de maio em Floripa. Foto: Divulgação

Está no ar mais uma coluna do DeOlhoNaIlha com dicas de programação cultural e gastronomica em Florianópolis e região. 

Comida Di Buteco

O concurso, que tem como missão “transformar vidas através da cozinha de raiz”, comemora duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso, que teve origem em 2000, na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, e é realizado simultaneamente em Florianópolis e outras 15 cidades.

Em Florianópolis, o concurso será realizado de 12 de abril a 5 de maio e reunirá 16 “butecos” em toda a Grande Florianópolis, que servirão petiscos a um preço fixo de R$20 em comemoração aos 20 anos do concurso.

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os “butecos” pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco  leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o “Melhor Buteco do Brasil”, que será conhecido e premiado no mês de julho. No ano passado, o campeão do Comida Di Buteco em Florianópolis foi o Tonho Boteco, localizado em Santo Antônio de Lisboa - um dos polos gastronômicos da Ilha - com sua coxinha de costela.

Dança em Cena

As inscrições para a Mostra do Dança em Cena, um dos eventos mais expressivos de fomento à dança e formação de plateia na Capital, estão abertas até 30 de abril.

O projeto está na terceira edição e com programação ampliada — em 2019 serão cinco dias de mostras —, novidades como residência artística na comunidade e grupos convidados de outras cidades. O evento ocorre de 12 a 16 de junho em três locais: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo e Cenarium Escola de Dança. Totalmente gratuito.

Este ano, o projeto terá cinco dias de Mostra de Dança, duas noites de apresentações no Teatro (Celebra: Companhias em Destaque e Baile Arena: Espetáculo Interativo), dois workshops de capacitação para profissionais, uma residência artística na comunidade Saco Grande e ainda apresentações especiais ao longo da mostra de algumas "tribos" de dança.

A Mostra de Dança ocorre no Palco Arena, montado no Floripa Shopping. É a mais aguardada do evento. Podem se inscrever grupos, trios, duos ou solos de bailarinos de todas as idades de Florianópolis ou de qualquer cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.dancaemcena.com.br até 30 de abril.

Shows em São José

A Arena Petry, considerado o maior complexo multiuso do Sul do país, recebe de abril a setembro de 2019 uma sequência de grandes shows nacionais e internacionais. A agenda já confirmada tem nove eventos com mais de 11 atrações.

Nada menos que Roberto Carlos se apresenta em São José no dia 27 de abril. O Rei retorna ao Estado em espetáculo que promete clássicos atemporais e muitas emoções para o público da Grande Florianópolis.

Para marcar o ingresso da Arena Petry no circuito de grandes shows internacionais no país, o quarteto de tenores do Il Divo, principal nome do gênero crossover no mundo, que mescla música clássica com o pop, aterrissa em São José no dia 19 de maio, para encerrar a turnê brasileira Timeless, que comemora os 15 anos de carreira do grupo.

Henrique e Juliano e Sorriso Maroto, principais nomes do sertanejo e do pagode no país, sobem ao palco da casa no dia 24 de maio, junto com o Quinteto Samba Aí e o DJ Anão no Viva Mais Festival, evento que promete balançar a pista da Arena Petry.

No dia 26 de maio, The Queen Extravaganza, tributo criado pelos companheiros de banda e integrantes originais do Queen, Roger Taylor e Brian May, especialmente projetado para permitir que novos e antigos fãs celebrem a música do Queen.

Djavan, um dos mais importantes representantes da música popular brasileira, chega na Arena Petry no dia 6 de julho, em show inédito que traz canções do seu vigésimo quarto álbum da carreira, “Vesúvio”, marcando o auge da turnê nacional de uma obra que se propõe ser um respiro pop e alto astral.

Na sequência, no dia 13 de julho, o cantor Amado Batista apresenta seu último álbum que comemora 40 anos de carreira, contendo três músicas inéditas e 11 regravações. O artista se apresenta ao lado dos expoentes da música gaúcha, Gaúcho da Fronteira e Grupo Tradição.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Rock catarinense no palco do Beer and Pork neste sábado

19.07.2019

Rock catarinense no palco do Beer and Pork neste sábado

Aulas gratuitas de Tango no Museu Histórico de SC

19.07.2019

Aulas gratuitas de Tango no Museu Histórico de SC

Cantor Ferrugem divide o palco com Péricles e apresenta recém-lançado álbum ao vivo na Arena Petry

19.07.2019

Cantor Ferrugem divide o palco com Péricles e apresenta recém-lançado álbum ao vivo na Arena Petry

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.