17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Diretor do Ministério da Saúde visita Florianópolis

spot_img

Diretor do Ministério da Saúde visita Florianópolis

spot_imgspot_img

Avanços na área deverão ser ainda maiores a partir de agora

O diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Helder Pinto, esteve em Florianópolis nesta quinta-feira. Ele veio apresentar a nova política nacional para o setor e conhecer alguns serviços ofertados a população pela Secretaria da Saúde da capital. “Vocês são uma referencia para as demais cidades do Brasil, e é importante este contato entre nós”, destacou ele.

Já o secretário João Candido da Silva lembrou a opção adotada a partir de 2006 de implantar no município o SUS em sua verdadeira essência. Segundo ele, este sistema foi concebido para ofertar a população como um todo um atendimento do mais alto nível. “Sabemos que ainda há muito por ser feito, mas não há como negar os avanços obtidos em nossa cidade”, enfatiza.

Para ele, é fundamental que as universidades formem profissionais prontos para atuar no Sistema Único de Saúde. O secretário destaca que graças a uma atuação junto à Universidade Federal de Santa Catarina aquela instituição já implantou um novo currículo com este pensamento. De acordo com o representante do Ministério da Saúde esta medida deve ser estendida a todas as escolas de nível superior na área da saúde. “Além disso, a própria presidenta Dilma Rousseff nos determinou que fosse discutida com o Ministério da Educação a ampliação das vagas nestes cursos, em especial de medicina”, contou Helder Pinto.

O diretor do DAB aproveitou o contato com os dirigentes da saúde de Florianópolis para destacar a importância que o atual governo federal tem dado à área da saúde. Para ele, esta é quase uma opção pessoal da própria presidenta Dilma. Entre os projetos em fase de implantação está a criação de um canal direto com os usuários do SUS, para saber a opinião de cada um deles e em que pontos precisa haver melhorias.

A tarde o secretário adjunto da Saúde, Clécio Espezim, e sua equipe acompanharam o diretor do Ministério da Saúde em uma visita a algumas Unidades de Saúde da capital. Na oportunidade foram apresentados o Prontuário Eletrônico de Clientes e o Complexo Regulador, ambos já consolidados em Florianópolis e modelo para outros municípios do Brasil e da América Latina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img