16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Distritos de Inovação do Governo do Estado começarão a ser construídos neste ano

spot_img

Distritos de Inovação do Governo do Estado começarão a ser construídos neste ano

spot_imgspot_img

O Inova@SC, entidade estruturado há mais de uma ano dentro do plano SC@2022, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), e que visa elevar Santa Catarina a Estado Máximo de Inovação, entra, em 2013, em sua segunda fase. Em 2012, sob a direção do executivo Luís Antônio Alves de Oliveira, o Inova@SC consolidou o conceito de inovação como produto da articulação estratégica dos quatro setores considerados básicos para o sucesso do projeto: governo, universidade, iniciativa privada e sociedade.

O primeiro trabalho do Inova@SC foi dar organicidade às atividades do setor já existentes no Estado. Foi feito um mapeamento e, em seguida, estabeleceu-se foco a partir das vocações econômicas das diversas regiões de Santa Catarina, para utilizar a inovação como instrumento para aumentar a competitividade da economia catarinense.

Assim foi definida a criação de 11 Distritos de inovação: Joinville, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Joaçaba, Lages e Chapecó. Conforme planejado, em 2013 nove desses Distritos de Inovação terão suas obras físicas iniciadas e completadas até o primeiro trimestre de 2014. Para isso, o Inova@SC viabilizou emenda da bancada parlamentar federal catarinense e do senador Luiz Henrique da Silveira.

Além disso, o Inova@SC, em 2012, foi o responsável pelo projeto de atração da BMW para o Estado, assim como de outras empresas definidas pelo secretário Paulo Bornhausen como estratégicas para a consolidação da nova economia catarinense.

Em 2013, o Inova@SC passa a ser dirigido diretamente pela SDS. Maria Augusta Ourofino será responsável pela direção geral do projeto e Alba Schlichting, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), responderá pela área administrativa. O executivo Luiz Antônio de Oliveira vai apoiar o período inicial da transição e, depois, retornará ao mercado internacional.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img