16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Divulgada lista com os selecionados pelo programa Sinapse da Inovação

spot_img

Divulgada lista com os selecionados pelo programa Sinapse da Inovação

spot_imgspot_img

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado divulgou a lista com os 100 projetos selecionados na 4ª edição do Sinapse da Inovação. A relação dos vencedores foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 8, nos sites do Governo do Estado e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), além do oficial do programa: www.sinapsedainovacao.com.br.

O Sinapse da Inovação, iniciativa do Governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fapesc, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e realização da Fundação Certi, visa identificar ideias inovadoras e com potencial de se tornarem negócios de sucesso, dando suporte necessário para colocá-las em prática.

Dos 1.226 inscritos que apresentaram suas ideias de negócio em agosto de 2013, 153 chegaram à penúltima etapa do processo e, por fim, 100 foram selecionados para receber, cada um, R$ 50 mil em recursos da Fapesc e até R$ 29 mil em consultorias e cursos do Sebrae/SC.

Para o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, o programa contribui para o fortalecimento de uma nova economia em Santa Catarina. “O Sinapse da Inovação soma-se às demais ações do Governo estadual para consolidar e a nova economia catarinense, cujo motor é a inovação e o espírito empreendedor do nosso Estado”, avalia.

Os vencedores anunciados hoje têm até meados de fevereiro para abrir suas empresas, pois em março tem início o processo de pré-incubação. Durante seis meses os empreendedores receberão acompanhamento e capacitações para alavancar seus negócios e desenvolver ao máximo seus produtos ou serviços.
Perfil das propostas

Nesta edição do programa, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) predominou na lista de selecionados, com 36 projetos escolhidos. Em segundo lugar vem Tecnologia Social, seguida de Biotecnologia, Mecânica e Mecatrônica e Eletrônica, empatadas com 10 cada. Da área de Materiais foram selecionados nove dos projetos, e cinco de Gestão. Design e Nanotecnologia reuniram, cada uma, 4% do total.

Quanto aos setores da economia mais explorados, Saúde ficou em primeiro lugar, com 18 trabalhos selecionados. Em seguida vem Meio Ambiente, com 14. Bens de Capital correspondem a 13% dos escolhidos, e Agroalimentar, 11%. Os setores menos procurados pelos empreendedores foram Celulose e Papel, Móveis e Madeira e Cerâmica, com um projeto cada.

Nesta 4ª operação do Sinapse da Inovação, 31 municípios, de todas as mesorregiões do Estado, serão contemplados com os recursos oferecidos pelo programa. Florianópolis é a cidade que mais aprovou propostas, com 27. Em segundo lugar está Joinville, com 13, e em terceiro Lages, com sete. Outros 16 municípios tiveram um trabalho selecionado pelo programa.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img