fique por dentro de floripa

- Saúde - Doações de múltiplos órgãos crescem quase 20% no primeiro trimestre em SC

22.04.2019

Doações de múltiplos órgãos crescem quase 20% no primeiro trimestre em SC

22.04.2019
Doações de múltiplos órgãos crescem quase 20% no primeiro trimestre em SC
Foto: Maurício Vieira - Secom

A SC Transplantes vive um início de ano histórico. Apenas nos três primeiros meses de 2019 foram 72 doações de múltiplos órgãos, um crescimento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 21 doações em janeiro, 24 em fevereiro e outras 27 em março. No ano passado, o primeiro trimestre contabilizou 59 doações.

"Há um verdadeiro exército em prol da doação de órgãos que a gente conta. O Estado já é o primeiro no ranking nacional. Queremos garantir isso cada vez mais. Com mais doadores e com mais esperança", diz o secretário da Saúde, Helton Zeferino.

Além do crescimento significativo, a SC Transplantes, estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, registrou dois recordes em 2019: teve o melhor desempenho em um mês de fevereiro e o maior número de doações em um único dia. Historicamente, fevereiro tem baixos índices de doações e, até então, os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada.

Coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade destaca que o número de doações pode ser ainda maior daqui para frente. “Os números dos últimos meses mostram que podemos superar nossas marcas históricas. Os indicadores têm evoluído mês a mês, o que é salutar para atender a necessidade da população de Santa Catarina”, conta. Joel também faz questão de lembrar aqueles que tornaram possível a obtenção dos números positivos: “Agradecemos a solidariedade das famílias catarinenses”.

Transplantes

Em relação aos transplantes, o crescimento também foi significativo: passou de 235 entre janeiro e março do ano passado para 291 realizados até aqui em 2019. O transplante de córneas foi realizado 117 vezes, enquanto o de rim ocorreu em outras 58 oportunidades.

A doação de órgãos em Santa Catarina tem registrado resultados expressivos. O número de doadores cresceu desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos nos últimos seis anos. A taxa de doações efetivadas (cálculo entre notificações realizadas e doações concretizadas) em 2019 é de 46%. Em 16 casos notificados houve contra-indicação clínica, e em outros 29 ocorreu a recusa por parte de familiares.

A destinação do helicóptero de uso exclusivo do governador para o transporte de órgãos e tecidos também foi uma boa notícia para a SC Transplantes em 2019. A ação foi fruto de um convênio assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 6 de fevereiro. No primeiro trimestre, o helicóptero foi utilizado em seis oportunidades, transportando órgãos para pacientes que aguardavam na fila e necessitavam de agilidade.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Contra focos do Aedes aegypti, SC terá uma semana de mobilização para recolhimento de pneus

14.05.2019

Contra focos do Aedes aegypti, SC terá uma semana de mobilização para recolhimento de pneus

Unidades de Saúde e 4 postos volantes aplicam vacina contra gripe neste sábado em Florianópolis

03.05.2019

Unidades de Saúde e 4 postos volantes aplicam vacina contra gripe neste sábado em Florianópolis

Dia do Pedal Sesc terá passeios ciclísticos em todas as regiões de SC nesta quarta-feira

30.04.2019

Dia do Pedal Sesc terá passeios ciclísticos em todas as regiões de SC nesta quarta-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.