15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Documentário ”Cleber e a máquina” será exibido nesta terça-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Documentário ”Cleber e a máquina” será exibido nesta terça-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural Badesc exibe nesta terça-feira, 3, o documentário “Cleber e a máquina”, de Rosana Cacciatore, (Brasil, 2013. 40´). A sessão começa às 19h com entrada gratuita.

O filme conta a história do poeta, editor e tipógrafo Cleber Teixeira. Durante um ano, a cineasta entrevistou personalidades com quem Cleber compartilhou a vida e o trabalho como o poeta Augusto de Campos, o músico Vitor Ramil, o artista plástico Jayro Schmidt, o crítico literário Raúl Antelo, entre outros.

É através de uma máquina impressora tipográfica do século XIX, que pertencera à família de Rosana Cacciatore, que a diretora se aproxima do “poeta-tipógrafo-editor-visionário Cleber Teixeira”, como se refere a ele o poeta Augusto de Campos. Cleber aceita o desafio de recuperar a máquina que permaneceu 40 anos em silêncio. Este acontecimento constrói uma narrativa que permite o desvendamento do mundo do artista/artífice singular.

‘Aprendiz de trovador’, como se autodenominava, Cleber Teixeira nasceu em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Mas foi em Florianópolis que editou e escreveu a maior parte de seus livros. A Noa Noa, sua editora é referência na publicação de traduções cuidadas para o português. Figuram entre elas a tradução dos irmãos Campos para poemas do francês Stéphane Mallarmé, uma iniciativa inédita no país. Cleber também publicou traduções de e.e. cummings, Gertrude Stein, Emily Dickinson por José Paulo Paes, Rosaura Eichenberge e outros grandes tradutores brasileiros.

Cleber não era apenas editor e tipógrafo. “Armadura, Espada, Cavalo e Fé” é sua obra poética de maior fôlego. São fragmentos espalhados por diversos livros, em edições compostas e impressas manualmente, com requinte gráfico, ilustradas e com tiragem reduzida, como a maioria dos títulos publicados pela Noa Noa.

O documentário “Cleber e a máquina” foi contemplado em 2011 com o Prêmio Catarinense de Cinema, que garantiu recursos para que o filme fosse rodado.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img