16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Documentário ‘Naufrágio’ será exibido nesta terça-feira no Casarão da Lagoa

spot_img

Documentário ‘Naufrágio’ será exibido nesta terça-feira no Casarão da Lagoa

spot_imgspot_img

 O projeto de educação libertária implantado pelo professor Vilson ‘Neto’ Steffen na Barra da Lagoa, em Florianópolis, é o tema da última edição do projeto Café Antropológico em 2014, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. Com exibição do filme ‘Naufrágio’, de Alex Vaitali e Matias Godio, que aborda a vida e a obra do pedadogo falecido em 2010, o debate cultural coloca em pauta as transformações urbanas e sociais ocorridas na comunidade. A exibição ocorre nesta terça-feira, 9, às 20h, com entrada gratuita.

Após a apresentação do documentário, as discussões serão conduzidas pelo diretor Alex Vailati e o professor Antonio Alberto Brunetta, que ministra Metodologia de Ensino de Ciências Sociais na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O evento é organizado pelo NAVI (Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem) e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com a Cinemateca Catarinense.

Educação para o pensamento

Reunindo fotografias, pesquisas antropológicas e depoimentos de pessoas que conviveram com Steffen, o documentário ‘Naufrágio’ percorre a trajetória do pedagogo, que trabalhou na escola municipal da Barra da Lagoa. Em 52 minutos, o filme aborda as atividades e o pioneirismo do Professor Neto em difundir uma proposta de educação libertária, associada ao contato com a natureza e com a cultura dos moradores da localidade onde fixou residência no final da década de 1970.

Na convivência com as crianças da comunidade, o professor percebeu a distância entre a abordagem educacional existente na época e a realidade vivida pelos estudantes. Passou então a desenvolver projetos na escola e fora dela, voltados a aproximar os alunos de práticas culturais e ecológicas.

Dedicou-se ao ensino em tempo integral, promovendo também oficinas de capoeira, coral, teatro, artes, entre outras ferramentas atrativas que fizeram da escola um local prazeroso, e ao mesmo tempo um espaço para reflexão sobre temas relacionados às raízes brasileiras e às origens da comunidade.

Descontente com o desenvolvimento urbano que mudou a paisagem da Barra da Lagoa, a partir de dos anos 1990, atraindo o um grande fluxo turístico para a região, o Professor Neto afastou-se do convívio social, passando a viver em quase completo isolamento. Faleceu em 2010.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img