O documentário Paralelo 10 (2011, 87’), dirigido por Silvio Da-Rain, estreia nesta sexta-feira, 15, no Cinespaço do Beiramar Shopping, Centro de Florianópolis. O filme, que participou do Festival É Tudo Verdade 2012 – principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul – terá sessão às 18h até o dia 21.
O longa-metragem retrata a viagem feita pelo sertanista José Carlos Meirelles com o antropólogo Terri Aquino a uma região pouco conhecida do Brasil, o Paralelo 10 Sul, no Acre, quase na fronteira com o Peru, região amazônica, nas proximidades da área dos índios isolados.
A obra mostra um trabalho pioneiro e arriscado realizado em uma pequena base Xinane, da FUNAI, , na fronteira com o Peru. Em instalações simples, no meio da selva, Meirelles leva adiante a difícil missão de proteger os índios isolados da região, contando com o auxílio de Aquino.
Com poucos recursos, os especialistas desempenham incansavelmente suas tarefas. Além de realizarem uma negociação permanente com as populações ribeirinhas da área, eles também lidam com o enfrentamento com traficantes e posseiros que tentam invadi-la.