No mês em que dedicará suas sessões à relação do cinema e seu público, o Cine Pitangueira, que funciona na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, exibe nesta terça-feira, 8, às 20h, o documentário Diálogos (2006, 37’), que consiste em uma série de três vídeos sobre o movimento cineclubista no Brasil e no mundo.
O mote da sessão é a comemoração ao Dia Internacional do Público e do Cineclubismo, que ocorre no dia 10 de maio. Os vídeos de “Diálogos” foram captados e realizados simultaneamente à 26ª Jornada Nacional de Cineclubes e ao 2º Encontro Ibero-americano de Cineclubes, ocorridos na cidade de Santa Maria (RS) entre os dias 10 e 16 de julho de 2006.
Saiba mais sobre os três curtas:
“O que é cineclube?” (12’): Por meio de depoimentos de diversos cineclubistas, o documentário busca responder a pergunta em questão, conceituando a atividade e toda a sua gama de relações.
“Toda a forma é cinema” (14’): Apresenta as propostas de alguns cineclubes espalhados pelo país, mostrando as mais variada formas de se fazer cineclube.
“Movimento” (13’): Mostra os principais assuntos que pontuam as discussões em torno do movimento cineclubista no país e no mundo.
Os três curtas têm direção e produção do coletivo Pão com Ovo (Amarello Rodrigues, Bruno Borges Kieling, Daniel Petry, Frederico Maximiano, João Gabriel Danezi Morisso, Luísa Copetti, Marcelo Engster) e conta com trilha de Gerson Rios Leme.
Além disso, compõe a equipe de apoio Renato Ortiz, Diego Godoy, Bruno Cirolini, Ricardo Lampert, Lucas Piovesan e Vinicius Gottin.



