O documentário Pegadas Salgadas (2112, 76’), de Luciano Burin, sobre o papel do surfe na formação da identidade cultural de Florianópolis, será exibido nesta sexta-feira, 22, às 21h, no encerramento da 16º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2012), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Esta será a estreia do longa-metragem, que foi inteiramente rodado em Florianópolis. A equipe de produção do filme e muitos dos personagens que construíram suas vidas profissionais em torno do surfe estarão presentes na sessão.
O documentário entrevista 25 personagens emblemáticos da cultura do surfe e de atividades econômicas relacionadas ao esporte na cidade, como os pioneiros Zeno Brito, Xandi Fontes e o carioca Fernando Moniz, o fotógrafo Flavio Vidigal, o surfe repórter Rochinha, os surfistas profissionais Teco Padaratz, Fábio Gouveia, Guga Arruda, Jaqueline Silva e o shaper Avelino Bastos.
Mas não se trata apenas de um filme focado em imagens aquáticas espetaculares dos surfistas e da natureza em praias referências mundiais do esporte, como Mole e Joaquina, na fotografia de Antonio Zanella e Rafael Ribeiro.
Entra em temas significativos para Florianópolis, como a preservação do meio ambiente, os conflitos de identidade cultural gerados pela rápida imigração, o crescimento desordenado da cidade e os reflexos disso na prática do surfe na região, assim como a influência do esporte no turismo da Ilha de Santa Catarina.
“Pegadas Salgadas” começou como um projeto de média-metragem, ganhador do Edital Catarinense de Cinema/Fundação Catarinense de Cultura de 2009. Acabou se transformando num esperado documentário digital de longa-metragem.
O diretor, Luciano Burin, que é carioca, assina direção, roteiro, produção, montagem e edição do filme. É autor do blog Surf & Cult e escreve para revistas e sites especializados em surfe.
Produziu filmes autorais experimentais como o documentário “Indelével” (2004) e o videoclipe “Redoma” (2009). Sua primeira experiência oficial como diretor foi no documentário “Roots Time – Reciclando uma Prancha” (2010), ao lado de Felipe Siebert.
Pegadas Salgadas Trailer Oficial from Surf & Cult on Vimeo.
Foto: Teco Padaratz, no www.scult.tv