16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Dona Bilica e convidados contam causos no Largo da Alfândega até sexta-feira

spot_img

Dona Bilica e convidados contam causos no Largo da Alfândega até sexta-feira

spot_imgspot_img

Dona Bilica e convidados participam de contação de histórias até sexta-feira, 16, no Largo da Alfândega, Centro de Florianópolis, em três sessões diárias gratuitas: às 10h, 15h e 19h30. As estórias envolvem causos, costumes e lendas da cultura popular da Ilha de Santa Catarina.

O espetáculo realizado pela Companhia Pé de Vento mistura humor e brincadeiras para resgatar tradições trazidas pelos imigrantes açorianos, incorporadas à cultura local. Dona Bilica é interpretada pela atriz Vanderléia Will. Participam também da apresentação o Boi-de-mamão de Jurerê, a rendeira Dona Nenê e a oleira Tânia.

Dona Bilica é lavadeira, rendeira e benzedeira, uma típica moradora da Ilha que sai da Barra da Lagoa para visitar o município vizinho, São José. Como ela faz para chegar á cidade – e o motivo da visita – é o ponto de partida para a engraçada senhora contar causos e estórias, frutos de suas lembranças e vivência.

Durante a apresentação, crianças e adultos interagem com Dona Bilica, que vai introduzindo aos poucos outros personagens na sua história. Apresenta a rendeira e fala como é o feitio da renda de bilro. Também mostra como é a produção da louça de barro, ainda presente em São José, e brinca com os personagens do boi-de-mamão.

Foto: Divulgação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img