17.9 C
fpolis
sexta-feira, maio 17, 2024
Cinesystem

É hora de abrir as cortinas do 16º Floripa Teatro

spot_img

É hora de abrir as cortinas do 16º Floripa Teatro

spot_imgspot_img

Florianópolis se transforma num grande palco, de 11 a 23 de agosto, para receber o 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, um dos maiores eventos de artes cênicas do Brasil. Em 2009, a mostra vai reunir 32 grupos de sete estados brasileiros, que farão 138 apresentações em 13 espaços da cidade. A abertura oficial do festival será realizada nesta terça-feira (11/08), às 15h, na Lona Centro, no Largo da Alfândega.

16º FLORIPA TEATRO – FESTIVAL ISNARD AZEVEDO 2009
www.floripateatro.com.br

Durante 13 dias, além dos espetáculos nos teatros e lonas instaladas em algumas comunidades na Ilha e na região continental, haverá uma agenda paralela de eventos com apresentações ao ar livre em praças da cidade, oficinas gratuitas ministradas pelos participantes, lançamento de revista, encontro de teatro de rua, palestra, entre outras atividades. Ao todo, 193 artistas participarão do evento em Florianópolis, contribuindo para fazer a maior grade de programação da história do festival.

O 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com patrocínio da Enercan – Campos Novos Energia S.A., Baesa – Energética Barra Grande S.A., Caixa Econômica Federal e Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. (através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura/MinC). O evento conta ainda com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura, via Funcultural, e da Unimed Grande Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

PARTICIPAÇÃO RECORDE

Trinta espetáculos foram selecionados para a mostra de 2009, que recebeu 242 inscrições de diversas regiões do Brasil – um recorde em relação às edições anteriores. Além desses grupos, duas companhias teatrais foram convidadas para fazer a abertura e encerramento do festival. Este ano, o 16º Floripa Teatro vai contar com 13 espetáculos adultos, seis infantis e 13 peças de rua e circo-teatro, procedentes dos estados de São Paulo (20), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (2), Paraná (2), Goiás (1), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1). Todos os grupos estão recebendo ajuda de custo, e os visitantes terão ainda hospedagem e alimentação durante o evento.

Integraram a comissão selecionadora da mostra: Andréa Padilha – atriz da Cia. Pé de Vento, representando a Associação dos Produtores Teatrais da Grande Florianópolis (Gesto); Marisa Naspolini – atriz, diretora teatral e professora do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), representando a Associação dos Produtores Teatrais da Grande Florianópolis (Gesto); Vera Sampaio – formada em artes cênicas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenadora de artes da FCFFC; Sulanger Bavaresco – atriz, diretora teatral e presidente da comissão organizadora do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo (FCFFC); e Sérgio Dimas Bellozupko – ator e técnico do setor de teatro da FCFFC.

NOVIDADES

Entre as novidades em 2009, o festival traz a introdução de dois novos palcos: a Casa das Máquinas – Espaço de Artes, inaugurada no início de agosto, na Lagoa da Conceição (Leste), e a Casa de Teatro do Grupo Armação, na Praça 15 de Novembro (Centro), que pela primeira vez vai receber espetáculos na programação oficial.

Além disso, o Floripa Teatro inova com a instalação de lonas no Campeche (Sul) e no Parque de Coqueiros (região continental), que vão ganhar uma agenda fixa de apresentações pela primeira vez. Para isso, as duas comunidades terão a mesma estrutura montada todos os anos na área central, no Largo da Alfândega, funcionando como arenas para apresentação dos espetáculos de rua, todos gratuitos. Haverá também um palco permanente nas instalações da Escola Básica Gentil Mathias da Silva, nos Ingleses (Norte).

Estão previstas ainda apresentações teatrais, dentro de uma agenda especial, no Ribeirão da Ilha (Sul), Santo Antônio de Lisboa (Norte), Hospital Infantil Joana de Gusmão e jardins do Palácio Cruz e Sousa (Centro). A ampliação da infraestrutura da mostra e da grade de programação, incluindo mais espetáculos gratuitos em diferentes regiões da cidade, faz parte da política da FCFFC de investir na democratização do acesso da população aos bens culturais.

INGRESSOS

Todos os espetáculos de rua apresentados durante o 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo são gratuitos e abertos ao público. As peças infantis também têm entrada franca, com distribuição de ingressos a grupos de alunos de escolas públicas previamente agendadas. A solicitação deve ser feita por meio de ofício, no setor de eventos da FCFFC, a partir de segunda-feira (10/08), às 13h. Os pedidos serão atendidos por ordem de chegada e conforme a existência de vagas nos locais das apresentações.

Já as peças de conteúdo adulto terão entradas nos valores de R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia), para estudantes e idosos acima de 60 anos. As poltronas não são numeradas e a venda dos bilhetes inicia na segunda-feira (10/08), conforme cronograma, nos próprios locais das apresentações:

*Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – diariamente, das 13h às 19h. Nos dias de espetáculo, a bilheteria reabrirá às 20h.

*Centro Integrado de Cultura (CIC) – de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

*Teatro Governador Pedro Ivo – de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h; sábado e domingo, das 14h às 18h. Nos dias de espetáculo, a bilheteria ficará aberta até o início da apresentação.

*Casa do Teatro Armação – nos dias de espetáculo, a partir das 20h.

*Casa das Máquinas – Espaço de Artes – nos dias de espetáculo, a partir das 18h.

*Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO) – de terça a sexta-feira, a partir das 16h e, excepcionalmente, nos dias dos espetáculos.


LANÇAMENTO E EXPOSIÇÃO

Dentro da agenda especial do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo haverá o lançamento do “Almanaque Off-Sina”, no sábado (15/08), às 12h, na lona do Largo da Alfândega. A publicação reúne o pensamento, as ações e os projetos do Grupo Off-Sina em 21 anos de atividade teatral. O material inclui a síntese e concepção dos espetáculos produzidos pela trupe, criada em 1987, além de ações e projetos, incluindo oficinas, metodologia e textos sobre teatro de rua e circo-teatro.

O material, que será distribuído gratuitamente aos participantes do festival, aborda a natureza sensível do teatro, como arte que transita entre o lúdico, o poético e o político. Traz ainda depoimentos de mestres, parceiros e espectadores; “causos”, jogos, curiosidades, brincadeiras e artigos que dão personalidade própria à publicação. As páginas do almanaque comemorativo do Grupo Off-Sina estarão em exposição de forma criativa, em banners, durante a apresentação do grupo no Largo da Alfândega.

ENCONTRO DE TEATRO DE RUA

Florianópolis vai sediar o 2º Encontro de Articuladores de Teatro de Rua da Região Sul, na quarta-feira (19/08), às 9h30, na Casa da Memória (Centro). O evento faz parte da agenda especial do 16º Floripa Teatro e tem como objetivo o fortalecimento das ações da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) no Sul, e a discussão de propostas a serem levadas ao encontro nacional da RBTR, que vai acontecer em novembro, no Acre.
A Rede é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo, que visa à divulgação do teatro popular de rua e de seus fazedores, e luta pela implantação de políticas públicas de cultura para esse segmento artístico.

PALESTRA

As dificuldades e avanços do teatro brasileiro, e os desafios para a consolidação e reconhecimento dessa arte são assuntos em pauta na palestra “Panorama do Teatro Brasileiro Contemporâneo”, que será ministrada pelo ator Ney Piacentini, dentro da programação do 16º Floripa Teatro. A palestra, aberta ao público, será realizada no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no sábado (22/08), véspera do encerramento do festival.

Ex-integrante do grupo A, que marcou época na produção teatral de Florianópolis, na década de 1980, Ney Piacentini mudou-se para São Paulo há cerca de 20 anos e atualmente preside a Cooperativa Paulista de Teatro. Ele também integra o elenco da Companhia do Latão, grupo teatral que vai apresentar o espetáculo de encerramento “A Comédia do Trabalho”, no domingo (23/08), no Teatro Governador Pedro Ivo.

Criada em 1979, a Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) reúne artistas e técnicos, com o objetivo de criar condições para o exercício de suas atividades, atuando na produção de espetáculos, celebração de contratos e convênios de forma individual ou coletiva, promoção de cursos e seminários. A CPT conta hoje com 892 núcleos e 3066 associados, respondendo pela maior parte da produção artística teatral de São Paulo, contando com companhias das mais diversas linguagens e com reconhecimento de sua qualidade cultural.

HOMENAGEM

Pelo terceiro ano consecutivo, o Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo vai reverenciar profissionais que se destacaram na atividade cênica em Florianópolis. Já receberam a mesma homenagem a professora de teatro Vera Collaço (2007) e o iluminador Carlos Falcão (2008). Em 2009, será agraciada no evento a atriz Zeula Soares, uma das fundadoras do Grupo Armação. O troféu “Isnard Azevedo” será entregue no encerramento do festival, no domingo (23/08), no Teatro Governador Pedro Ivo.

Natural de Florianópolis, formada em Filosofia e Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Zeula Soares é atriz e autora teatral. Escreveu e dirigiu a peça infantil “Cala a boca já morreu”, encenada pelo Grupo Armação, e também os espetáculos “Poesia, Luz e Som”, “Utilidade da Utopia”, com poemas dos membros do Grupo de Poetas Livres (GPL), do qual é vice-presidente.

Zeula Soares ajudou a fundar, em 1972, a companhia profissional de teatro que está completando 37 anos de atividade. Nesse período, a trupe realizou 56 montagens, e promoveu diversas leituras dramáticas, muitas delas realizadas num casarão típico da arquitetura luso-brasileira, construído em 1834, e que é mantido pelo grupo. Cedida pelo governo do Estado em comodato, o imóvel de nº 16, na Praça 15 de Novembro, foi transformado na Casa do Teatro. Com 40 lugares disponíveis, o espaço irá integrar pela primeira vez a mostra oficial do festival de teatro, recebendo o espetáculo “Jozú, o Encantador de Ratos”.

OFICINAS

De 11 a 23 de agosto, paralelamente às apresentações teatrais, o Floripa Teatro vai oferecer 30 oficinas gratuitas, ministradas pelos próprios integrantes dos grupos selecionados. É a maior grade de opções da história do festival e contempla vários pontos de interesse na formação de atores, técnicos, produtores e diretores. Os interessados devem fazer a inscrição na sede da FCFFC, das 14h às 18h. Informações: (48) 3324-1415.

Auditório da Casa da Memória

*11/08 – 18h – A História e seus Caminhos. Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ).

*13/08 – 09h – Treinamento Corporal para Atores. Grupo Eduardo Okamoto, Campinas (SP).

*16/08 – 15h – Teatro da Roda-Dança. Grupo Andaime de Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Piracicaba (SP).

*18/08 – 15h – Elementos do Cavalo Marinho com Treinamento Técnico do Ator. Cia. Mundu Rodá, São Bernardo do Campo (SP).

*21/08 – 09h – O Teatro Clássico para Crianças. Cia. de Teatro Sala 3, Goiânia (GO).

*21/08 – 15h – Vivência Vocal (Técnica e Expressão) aplicada à Prosa de Nelson Rodrigues. Cia. Paulista de Artes, Jundiaí (SP).

*22/08 – 15h – Cia. Les Commediens Tropicales – Trajetória e Sustentabilidade. Cia. Les Commediens Tropicales, São Paulo (SP).

Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO)

*16/08 – 14h – Técnicas, Atuação e Produção de Espetáculo. Grupo Galhofas & Dramas, Campinas (SP).

*18/08 – 14h – Processo de Montagem do Espetáculo. Cia. Mútua de Teatro, Itajaí (SC).

*20/08 – 14h – A Presença do Ator no Teatro de Animação. Grupo Morpheus Teatro 12, São Paulo (SP).

*22/08 – 14h – A Musicalidade na Construção da Cena. Persona Companhia de Teatro e Teatro em Trâmite, Florianópolis (SC).

Casa das Máquinas

*13/08 – 17h – Técnicas Circenses. Grupo Namakaca, São Paulo (SP).

*14/08 – 17h – Vivência de Linguagem no Teatro Infanto-Juvenil: Narração e Objetos. Trupe de Truões, Uberlândia (MG).

*16/08 – 17h – O Boneco como Expressão Teatral. Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Porto Alegre (RS).

*17/08 – 17h – O Riso como Elemento Transformador. Circo Navegador, São Sebastião (SP).

*18/08 – 17h – O Ofício da Palhaça – A Arte da Comicidade Feminina. Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ).

*19/08 – 17h – Clown – Um Caminho com Coração. Seres de Luz Teatro, Campinas (SP).

*20/08 – 17h – Animação de Objetos e Bonecos. Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, São Paulo (SP).

Casa do Teatro Armação

*17/08 – 15h – Hilda Hilst – O Instante entre o Silêncio e a Palavra. Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ).

*21/08 – 15h – Vivência de Commedia Dell’Arte. Brava Companhia, São Paulo (SP).

Teatro Governador Pedro Ivo

*18/08 – 15h – Corpo e Expressão para Atores. Núcleo Experimental, São Paulo (SP).

Forte Santa Bárbara

*13/08 – 08h – O Jogo como Técnica. Teatro de Anônimo, Rio de Janeiro (RJ).

Lona Centro

*11/08 – 17h – A Arte do Palhaço. Humanidhas Trupe, Jacareí (SP).

*12/08 – 17h – A Confecção de um Figurino que se constitui enquanto Linguagem na Cena a partir de Materiais Reutilizáveis. Grupo Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP).

*13/08 – 17h -Técnicas de Circo. Grupo Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP).

*16/08 – 17h -Uma Reflexão sobre Teatro e Sociedade. Grupo Arte da Comédia, Curitiba (PR).

*17/08 – 17h – Circo-Teatro – Pesquisas e Processo de Trabalho do Grupo. Companhia Monocirco, São Paulo (SP).

*18/08 – 17h -Teatro de Rua – Vivências: Iniciação ao Teatro de Rua. Grupo Buraco d’Oráculo, São Paulo (SP).

Lona Sul

*17/08 – 17h – O Encontro da Narrativa com a Música. Grupo Te Conto Umas, Rio de Janeiro (RJ)

Lona Norte

*13/08 – 17h – Autos Populares. Grupo Mundaréu, Curitiba (PR).

ENDEREÇOS

*Casa da Memória: Rua Padre Miguelinho, nº 58, esquina com Rua Anita Garibaldi, centro. Fone: (48) 3333-1322.

*Casa das Máquinas – Espaço de Artes: anexa ao Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa), junto à Praça Bento Silvério, centrinho da Lagoa da Conceição. Fone: (48) 3232-1514.

*Casa do Teatro Armação: Praça XV de Novembro, nº 344, centro. Fone: (48) 3223-8165.

*Centro Integrado de Cultura (CIC): Avenida Governador Irineu Bornhausen, nº 5600, Agronômica. Fone: (48) 3953-2300.

*Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC): Rua Antônio Luz, nº 260, Forte Santa Bárbara, centro. Fone: (48) 3324-1415.

*Hospital Infantil Joana de Gusmão: Rua Rui Barbosa, nº 152, Agronômica. Fone: (48) 3251-9000.

*Lona Centro: Largo da Alfândega, centro histórico.

*Lona Continente: Parque de Coqueiros, Av. Eng. Max de Souza, nº 789.

*Lona Norte: Escola Básica Municipal Gentil Mathias da Silva, Estrada Dom João Becker, nº 988, Ingleses. Fone: (48) 3269-0604.

*Lona Sul: final da Avenida Pequeno Príncipe, estacionamento à esquerda, Campeche.

*Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa: Praça XV de Novembro, nº 227, centro. Fones: (48) 3028-8091 e 30288092.

*Praça da Freguesia: centrinho do Ribeirão da Ilha.

*Praça Roldão da Rocha Pires: centrinho de Santo Antônio de Lisboa.

*Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): Rua Marechal Guilherme, nº 26, centro. Fones: (048) 3028-8070 e 3028-8071.

*Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO): Escadaria da Rua Pedro Soares, nº 15, fundos do Colégio Bom Jesus, centro. Fone: (48) 3222-0529.

*Teatro Governador Pedro Ivo: anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, Rodovia SC-401, km 5 – Saco Grande. Fone: (48) 3953-2300.

AGENDA DO 16º FLORIPA TEATRO

11/08 – Terça-feira

*15h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*19h – “Eldorado”, Grupo Eduardo Okamoto, Campinas (SP), drama, adulto, 60 min, Teatro da UBRO.

*20h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*21h – convidado “A Descoberta das Américas”, Leões de Circo Pequenos Empreendimentos, Rio de Janeiro (RJ), comédia, adulto, 90 min, TAC.

12/08 – Quarta-feira

*10h – “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.

*15h – “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.
*15h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “As Aventuras de uma Viúva Alucinada”, Grupo Mundaréu, Curitiba (PR), comédia, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “As Aventuras de uma Viúva Alucinada”, Grupo Mundaréu, Curitiba (PR), comédia, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.
*20h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “Eldorado”, Grupo Eduardo Okamoto, Campinas (SP), drama, adulto, 60 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*21h – “Homem Bomba”, Teatro de Anônimo, Rio de Janeiro (RJ), comédia, adulto, 50 min, TAC.

13/08 – Quinta-feira

*10h – “Simbá, o Marujo”, Trupe de Truões, Uberlândia (MG), animação, infantil, 45 min, TAC.

*10h – “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.

*15h – “Simbá, o Marujo”, Trupe de Truões, Uberlândia (MG), animação, infantil, 45 min, TAC.

*15h – “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.
*15h – “Saltimbembe Mambembanco”, Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP), comédia, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “As Aventuras de uma Viúva Aluciana”, Grupo Mundaréu, Curitiba (PR), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*15h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*20h – “Saltimbembe Mambembanco”, Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP), comédia, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “As Aventuras de uma Viúva Alucinada”, Grupo Mundaréu, Curitiba (PR), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

14/08 – Sexta-feira

*10h – “Encantadores de Histórias”, Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Porto Alegre (RS), animação, infantil, 45 min, TAC.

*10h – “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.

*15h – “Encantadores de Histórias”, Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Porto Alegre (RS), animação, infantil, 45 min, TAC.

*15h – “Draguinho – Diferente de Todos, Parecido com Ninguém”, Centro Teatral e Etc e Tal, Rio de Janeiro (RJ), comédia, infantil, 50 min, Teatro da UBRO.

*15h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “Saltimbembe Mambembanco”, Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP), comédia, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*15h – “Simbá, o Marujo”, Trupe de Truões, Uberlândia (MG), animação, infantil, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*20h – “É Nóis na Xita”, Grupo Namakaca, São Paulo (SP), comédia, rua, 45 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “A Comédia da Esposa Muda”, Parafornalha – Coletivo de Criadores, Taboão da Serra (SP), comédia, rua, 30 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “Saltimbembe Mambembanco”, Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP), comédia, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h – “Elas”, Humanidhas Trupe, Jacareí (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “Simbá, o Marujo”, Trupe de Truões, Uberlândia (MG), animação, infantil, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*23h – “Jozú, O Encantador de Ratos”, Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ), tragicomédia, adulto, 60 min, Casa do Teatro – Grupo Armação.

15/08 – Sábado

*11h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*12h – lançamento do “Almanaque Off-Sina 21 Anos”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), Lona Centro – Largo da Alfândega.
*15h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “Aconteceu no Brasil, Enquanto o Ônibus Não Vem”, Grupo Arte da Comédia, Curitiba (PR), comédia, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h – “Saltimbembe Mambembanco”, Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP), comédia, rua, 60 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*15h – “Encantadores de Histórias”, Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Porto Alegre (RS), animação, infantil, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*19h – “Casas de Machado”, Galhofas & Dramas Empreendimentos Culturais, Campinas (SP), drama, adulto, 110 min, Teatro da UBRO.

*20h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “Aconteceu no Brasil, Enquanto o Ônibus Não Vem”, Grupo Arte da Comédia, Curitiba (PR), comédia, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h – “Saltimbembe Mambembanco”, Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos, Presidente Prudente (SP), comédia, rua, 60 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “Encantadores de Histórias”, Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, Porto Alegre (RS), animação, infantil, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*21h – “As Patacoadas de Cornélio Pires – Uma Estrepolia Musical em Dois Atos e Uma Chegança”, Grupo Andaime de Teatro da Unimep, Piracicaba (SP), comédia, adulto, 75 min, TAC.

*23h – “Jozú, O Encantador de Ratos”, Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ), tragicomédia, adulto, 60 min, Casa do Teatro – Grupo Armação.

16/08 – Domingo

*15h – “Aconteceu no Brasil, Enquanto o Ônibus Não Vem”, Grupo Arte da Comédia, Curitiba (PR), comédia, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “Boleba – Vai pra Rua, Menino!”, Te Conto Umas, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 55 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*19h – “Casas de Machado”, Galhofas & Dramas Empreendimentos Culturais, Campinas (SP), drama, adulto, 110 min, Teatro da UBRO.

*20h -“Aconteceu no Brasil, Enquanto o Ônibus Não Vem”, Grupo Arte da Comédia, de Curitiba (PR), comédia, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “Boleba – Vai pra Rua, Menino!”, Te Conto Umas, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 55 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “Flashes da Vida”, Companhia Mútua Teatro & Animação, Itajaí (SC), comédia, adulto, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*21h – “As Patacoadas de Cornélio Pires – Uma Estrepolia Musical em Dois Atos e Uma Chegança”, Grupo Andaime de Teatro da Unimep, Piracicaba (SP), comédia, adulto, 75 min, TAC.

*23h – “Jozú, O Encantador de Ratos”, Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ), tragicomédia, adulto, 60 min, Casa do Teatro – Grupo Armação.

17/08 – Segunda-feira

*15h – “A Voz da Praça”, Cia. Monocirco, São Paulo (SP), comédia circense, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “A Farsa do Bom Enganador”, Buraco D’Oráculo, São Paulo (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “Boleba – Vai pra Rua, Menino!”, Te Conto Umas, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 55 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*15h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*19h – “Flashes da Vida”, Companhia Mútua Teatro & Animação, Itajaí (SC), comédia, adulto, 45 min, Teatro da UBRO.

*20h – “A Voz da Praça”, Cia. Monocirco, São Paulo (SP), comédia circense, rua, 60 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “A Farsa do Bom Enganador”, Buraco D’Oráculo, São Paulo (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “Boleba – Vai pra Rua, Menino!”, Te Conto Umas, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 55 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*21h – “Donzela Guerreira”, Grupo Mundu Rodá, São Bernardo do Campo (SP), drama, adulto, 55 min, TAC.

*21h – “Senhora dos Afogados”, Núcleo Experimental, São Paulo (SP), tragédia musical, adulto, 110 min, Teatro Governador Pedro Ivo.

*23h – “Jozú, O Encantador de Ratos”, Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ), tragicomédia, adulto, 60 min, Casa do Teatro – Grupo Armação.

18/08 – Terça-feira

*15h – “A Farsa do Bom Enganador”, Buraco D’Oráculo, São Paulo (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “A Voz da Praça”, Cia. Monocirco, São Paulo (SP), comédia circense, rua, 60 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h – “A-La-Pi-Pe-Tuá”, Seres de Luz Teatro, Campinas (SP), comédia, rua, 55 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.
*15h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*19h – “Flashes da Vida”, Companhia Mútua Teatro & Animação, Itajaí (SC), comédia, adulto, 45 min, Teatro da UBRO.

*20h – “A Farsa do Bom Enganador”, Buraco D’Oráculo, São Paulo (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “A Voz da Praça”, Cia. Monocirco, São Paulo (SP), comédia circense, rua, 60 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h – “A-La-Pi-Pe-Tuá”, Seres de Luz Teatro, Campinas (SP), comédia, rua, 55 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*21h – “Donzela Guerreira”, Grupo Mundu Rodá, São Bernardo do Campo (SP), drama, adulto, 55 min, TAC.

*21h – “Senhora dos Afogados”, Núcleo Experimental, São Paulo (SP), tragédia musical, adulto, 110 min, Teatro Governador Pedro Ivo.

*23h – “Jozú, O Encantador de Ratos”, Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ), tragicomédia, adulto, 60 min, Casa do Teatro – Grupo Armação.

19/08 – Quarta-feira

*9h30 – 2º Encontro de Teatro de Rua da Região Sul, Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), Casa da Memória.

*10h – “Oras Bolas”, Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, São Paulo (SP), comédia, infantil, 45 min, TAC.

*15h – “Oras Bolas”, Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, São Paulo (SP), comédia, infantil, 45 min, TAC.

*15h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*15h – “A Voz da Praça”, Cia. Monocirco, São Paulo (SP), comédia circense, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*15h -“A Farsa do Bom Enganador”, Buraco D’Oráculo, São Paulo (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*15h – “A-La-Pi-Pe-Tuá”, Seres de Luz Teatro, Campinas (SP), comédia, rua, 55 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*19h – “O Princípio do Espanto”, Morpheus Teatro 12, São Paulo (SP), drama e pantomima, adulto, 55 min, Teatro da UBRO.

*20h – “Om Co To? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “A Borralhona”, Grupo Off-Sina, Rio de Janeiro (RJ), comédia, rua, 60 min, Lona Norte – EBM Gentil Mathias da Silva – Ingleses.

*20h – “A Voz da Praça”, Cia. Monocirco, São Paulo (SP), comédia circense, rua, 60 min, Lona Sul – Avenida Pequeno Príncipe – Campeche.

*20h – “A Farsa do Bom Enganador”, Buraco D’Oráculo, São Paulo (SP), comédia, rua, 50 min, Lona Continente – Parque de Coqueiros.

*20h – “A-La-Pi-Pe-Tuá”, Seres de Luz Teatro, Campinas (SP), comédia, rua, 55 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*20h – “A Brava”, Brava Companhia, São Paulo (SP), tragicomédia, rua, 90 min, Praça da Freguesia – Ribeirão da Ilha.

*23h – “Jozú, O Encantador de Ratos”, Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ), tragicomédia, adulto, 60 min, Casa do Teatro – Grupo Armação.

20/08 – Quinta-feira

*10h – “As Sabichonas”, Cia. de Teatro Sala 3, Goiânia (GO), comédia, infantil, 50 min, TAC.

*15h – “As Sabichonas”, Cia. de Teatro Sala 3, Goiânia (GO), comédia, infantil, 50 min, TAC.

*15h – “A-La-Pi-Pe-Tuá”, Seres de Luz Teatro, Campinas (SP), comédia, rua, 55 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*15h – “Oras Bolas”, Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, São Paulo (SP), comédia, infantil, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*15h – “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, Circo Navegador, São Sebastião (SP), comédia circense, rua, 50 min, Hospital Infantil Joana de Gusmão.

*19h – “O Princípio do Espanto”, Morpheus Teatro 12, São Paulo (SP), drama e pantomima, adulto, 55 min, Teatro da UBRO.

*20h – “A-La-Pi-Pe-Tuá”, Seres de Luz Teatro, Campinas (SP), comédia, rua, 55 min, Lona Centro – Largo da Alfândega.

*20h – “Oras Bolas”, Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, São Paulo (SP), comédia, infantil, 45 min, Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição.

*20h – “A Brava”, Brava Companhia, São Paulo (SP), tragicomédia,, rua, 90 min, Praça Roldão da Rocha Pires – Santo Antônio de Lisboa.

*21h – “As Noivas de Nelson”, Cia. Paulista de Artes, Jundiaí (SP), tragicomédia, adulto, 75 min, Teatro Governador Pedro Ivo.

*23h – “Jozú, O Encantador de Ratos”, Instituto Hilda Hilst, Rio de Janeiro (RJ), tragicomédia, adulto, 60 min, Casa do Teatro – Grupo Armação.

21/08 – Sexta-feira

*19h – “A Galinha Degolada”, Persona Companhia de Teatro & Teatro em Trâmite, Florianópolis (SC), drama, adulto, 45 min, Teatro da UBRO.

*20h – “A Brava”, Brava Companhia, São Paulo (SP), tragicomédia, rua, 90 min, jardins do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa.

*21h – “Chalaça, a Peça”, Cia. Les Commediens Tropicales, São Paulo (SP), comédia, adulto, 85 min, TAC.

*21h – “As Noivas de Nelson”, Cia. Paulista de Artes, Jundiaí (SP), tragicomédia, adulto, 75 min, Teatro Governador Pedro Ivo.

22/08 – Sábado

*15h – palestra “Panorama do Teatro Brasileiro Contemporâneo”, Ney Piacentini, presidente da Cooperativa Paulista de Teatro (CPT), São Paulo (SP), TAC.

*19h – “A Galinha Degolada”, Persona Companhia de Teatro & Teatro em Trâmite, Florianópolis (SC), drama, adulto, 45 min, Teatro da UBRO.

*21h – “Chalaça, a Peça”, Les Commediens Tropicales, São Paulo (SP), comédia, adulto, 85 min, TAC.

23/08 – Domingo

*20h – convidado “A Comédia do Trabalho”, Companhia do Latão, São Paulo (SP), tragicomédia, adulto, 90 min, Teatro Governador Pedro Ivo.


FOTO: *Espetáculo convidado: “A Descoberta das Américas”, Leões de Circo Pequenos Empreendimentos, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Maria Elisa Franco

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img