27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

É tempo de samba

spot_img

É tempo de samba

spot_imgspot_img

Com cinco escolas na avenida e camarote VIP da cerveja Sol, Florianópolis vive o seu melhor Carnaval

O Carnaval 2009 de Florianópolis está recheado de novidades. A atração mais esperada é o desfile da nova escola de samba da Capital: a União da Ilha da Magia, que começou como bloco em 2000 e agora passa a fazer parte do desfile oficial na Passarela Nego Quirido. Se a escola repetir na avenida a animação e o profissionalismo dos carnavais como bloco na Lagoa da Conceição, a estréia promete ser um espetáculo.

O presidente da nova escola, Ricardo Cardoso, está bastante confiante. “A expectativa é grande, estamos animados e preparados. Com certeza a escola vai mostrar porque veio. Será uma grande surpresa. Nossa vitória já começou antes mesmo de entrar na Nego Quirido: as fantasias se esgotaram 15 dias antes do desfile, um fato inédito para as escolas de Florianópolis”, comemora.

E é a União da Ilha da Magia que abrirá o desfile das cinco escolas de samba, no dia 21, sábado, com o enredo “A Lagoa dos meus Sonhos”. Em seguida, desfilam Unidos da Coloninha, Protegidos da Princesa, a vice-campeã do carnaval Consulado e campeã do Carnaval 2009 Copa Lord.

A Passarela recebe ainda no sábado a escola “Amor à Terceira
Idade”, que abre o desfile oficial das escolas de samba, às 20h. Já no domingo (22/02), às 18 horas, será palco da escola de samba mirim “Mensageiros da Alegria”.

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS

O calendário do Carnaval da Magia 2009, prevê a realização de 19 eventos para alegrar os foliões. A programação inclui ensaios com as escolas de samba na Praça 15 de Novembro, desfile bailes públicos, concurso de músicas carnavalescas e o disputado concurso Pop Gay, que acontece dia 23, segunda-feira, e prestigia a comunidade GLBT, elegendo as figuras mais bonitas e caricatas.

Os festejos na capital catarinense terão como tema “Cem anos de Carmen Miranda”, com uma decoração especial nos pontos de folia homenageando do seu centenário de nascimento. A decoração estará no calçadão das ruas Felipe Schmidt e Deodoro, além do Largo da Alfândega, entorno da Praça XV de Novembro, Praça Tancredo Neves e avenida Beira-mar Norte.

A abertura oficial dos festejos começa com a 16ª edição da festa do Berbigão do Boca, com bonecos gigantes, no Mercado Público, no dia 13, sexta-feira. O baixo astral será sepultado no dia 19, quinta-feira, no Enterro da Tristeza, evento organizado pelo bloco SOS. A concentração do bloco acontece a partir das 14 horas na Rua General Vieira da Rosa, nº 22.

No dia 21, sábado, a criatividade e o bom humor marcam o desfile dos blocos de sujo em torno da Praça 15 de Novembro. A brincadeira, que envolve homens travestidos, diverte moradores e turistas. São personagens tradicionais da folia: viúvas, bailarinas, freiras, enfermeiras, além de blocos com nomes sugestivos como Batuqueiros do Limão, Sou + Eu e Barbies SaFadas.

CELEBRIDADES NO CAMAROTE DA SOL

Uma das grandes expectativas do Carnaval deste ano é o camarote VIP da Sol, que funcionará ao estilo dos mais badalados do Carnaval do Rio, como o famoso e disputado camarote da Brahma. Além de autoridades e figuras VIPs da cidade, está confirmada a presença de artistas globais. Os camarotes, este ano fixos e de alvenaria, serão entregues praticamente prontos, faltando apenas a pintura final e o piso.

Várias personalidades da Ilha já confirmaram presença na Avenida. A Copa Lord terá Aline Koerich como musa da bateria. A professora de dança de salão, que há oito anos sai no Carnaval de Florianópolis, reforçou os treinos de corrida e natação para fazer bonito e agüentar o pique do desfile. O marido Serginho, que costumava sair também, este ano ficará assistindo a musa de camarote.

A Protegidos da Princesa terá o vice-governador Leonel Pavan e o secretário de turismo, lazer e esporte, Gilmar Knaesel, que há alguns anos desfilam pela escola. A senadora Ideli Salvatti também já confirmou presença: sairá como madrinha da Velha Guarda. Quem também sai pela Protegidos este ano é Rafael Kuerten, irmão do Guga, que é conselheiro da escola.

A Consulado está feliz com a volta de Maristela Figueiredo, que foi esposa do jornalista Aldírio Simões e depois de alguns anos afastada retorna à escola como destaque de chão. Márcio de Souza e Marcos Aurélio Espíndola (Badeco), também estarão na Passarela, abrilhantando o enredo que tem como tema a igualdade racial.

PROGRAMAÇÃO

* 19/02 (Qui): Enterro da Tristeza – Ruas do Centro (14h)
* 20 a 24/02: Bailes públicos de Carnaval – Largo da Alfândega (18h às 2h)
* 21/02 (Sáb): Desfile de Blocos de Sujo – Praça XV (15h)
* 21/02 (Sáb): Desfile da escola de samba “Amor à Terceira Idade”- Passarela Nego Quirido (20h)
* 21/02 (Sáb): Desfile oficial das escolas de samba – Passarela Nego Quirido (21h30)
* 22/02 (Dom): Desfile da escola de samba mirim “Mensageiros da Ilha” – Passarela Nego Quirido (18h)
* 22/02 (Dom): Desfile das grandes sociedades Granadeiros da Ilha e Tenentes do Diabo – Passarela Nego Quirido (18h40)
* 22/02 (Dom): Desfile de blocos carnavalescos – Passarela Nego Quirido (20h)
* 23/02 (Seg): 16º Baile de carnaval da 3ª Idade – Clube Doze de Agosto (14h)
* 23/02 (Seg): Apuração do desfile oficial das escolas de samba – Passarela Nego Quirido (15h)
* 23/02 (Seg): 16º Concurso Pop Gay – Praça Tancredo Neves (21h às 3h)
* 24/02 (Ter): Desfile das escolas de samba campeãs – Passarela Nego Quirido (21h)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img