14 C
fpolis
sábado, maio 25, 2024
Cinesystem

Educação técnica aumenta a chance de empregabilidade e de renda para os estudantes do Ensino Médio

spot_img

Educação técnica aumenta a chance de empregabilidade e de renda para os estudantes do Ensino Médio

spot_imgspot_img

Ao mesmo tempo em que o Novo Ensino Médio aponta a Educação Técnica como importante ferramenta preparatória para a entrada no mercado de trabalho, é preciso estar atento aos detalhes que garantem a qualidade do ensino técnico.

Pesquisas apontam, há algum tempo, os fatores positivos do curso do ensino técnico juntamente com o ensino médio. Levantamentos realizados recentemente pelo Itaú Educação e Trabalho, divulgados em julho do ano passado, indicam que os profissionais técnicos, presentes hoje no mercado de trabalho, ganham em média 32% a mais, que os demais profissionais que frequentaram o ensino médio tradicional. Dados levantados pela FGV apontam que trabalhadores com curso técnico têm 48% mais chances de conseguir trabalho no Brasil do que quem possui apenas o ensino médio. Os estudos também indicam que o Ensino Médio Técnico tem chance de aumentar a empregabilidade e a renda daqueles que escolhem frequentarem este tipo de ensino.

A empreendedora educacional catarinense, diretora de Educação Empresarial da ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) e vice-presidente da ABMET (Associação Brasileiras de Mantenedores de Escolas Técnicas), Ana Paula Calaes, ressalta que cada vez mais as pessoas estão optando em fazer o Ensino Médio em paralelo com o Ensino Técnico, já pensando em uma melhor entrada no mercado de trabalho. “O curso técnico é alinhado às demandas do mercado de trabalho e é mão na massa, possibilitando um aprendizado direcionado com a prática”, ressalta. Ela também elenca quais elementos levar em consideração para quem opta pelo Ensino Técnico, buscando uma entrega de educação com qualidade e quais as vantagens da formação técnica. Confira abaixo.

QUAIS OS ELEMENTOS AVALIAR NA ESCOLHA DA ESCOLA TÉCNICA:

+ Estrutura dos laboratórios: como o ensino técnico tem a característica de possuir bastante aula prática, é muito importante verificar a estrutura de onde serão realizadas as práticas laboratoriais.

+ Qualidade do espaço físico da escola: uma escola adequada, com ambientes bem estruturados para comportar as aulas teóricas e práticas, é de extrema importância para o resultado final do ensino técnico.

+ Qualidade do corpo docente: é importante verificar quem são os professores, quais as suas experiências e o seu nível qualitativo, pois essa também é uma das bases para ter sucesso no ensino técnico.

+ Índice de empregabilidade da escola: outro ponto a ser avaliado é o número de alunos que passaram a atuar no mercado de trabalho, através do ensino técnico cursado em cada escola.

+ Número de parcerias no mercado de trabalho: este quesito tem relação com o item de empregabilidade e significa verificar quais as parcerias que a escola técnica possui com empresas e instituições do mercado de trabalho, conseguindo preparar profissionais com a qualificação direcionada para as necessidades do mercado .

AS VANTAGENS DA FORMAÇÃO TÉCNICA

+ Há mais vagas de emprego de nível técnico do que para quem tem curso superior.

+ Na primeira semana de curso o aluno já pode fazer estágio remunerado.

+ O aluno tem aulas práticas ainda no primeiro mês do curso.

+ O aluno pode ter aulas presenciais de 2 a 4 vezes por semana.

+ O tempo de duração do curso é de no máximo 2 anos.

+ O aluno pode cursar o ensino médio junto com o curso técnico, largando na frente em preparação para o mercado de trabalho. Os egressos do ensino médio também podem cursar o técnico.

+ Formação especializada e segmentada com custo significativamente menor do que a graduação de nível superior.

Legenda foto: Empreeendedora educacional Ana Paula Calaes
Crédito foto: Glauco

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img