spot_imgspot_img
Florianópolis, 16 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Educação Livre é tema de encontro neste final de semana em Florianópolis

EventosEducação Livre é tema de encontro neste final de semana em Florianópolis
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Educação Livre como alternativa de convivência no amor e o respeito entre adultos e crianças. Uma proposta que está revolucionando os atuais conceitos de aprendizagem e educação no mundo.

É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada nas suas verdadeiras necessidades em cada uma das etapas do seu desenvolvimento se tornará um adulto em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-autor de um planeta com as mesmas características.

Estes são os parâmetros que norteiam a Educação Livre, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia nas etapas do desenvolvimento do ser humano de Jean Piaget e no conceito de autopoiese de Humberto Maturana, entre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.

A proposta para os encontros visa intercalar conceitos e práticas, individuais e em grupo, com base nas experiências da vida cotidiana somadas a vivencias da Escola Pestalozzi, no Equador, hoje referencia mundial.

Público-Alvo: Adultos que tenham relações com crianças e adolescentes (de qualquer idade, desde recém nascidos!), como pais e professores.CURSO:

Modulo I – 21 e 22 de agosto de 2010
Modulo II – 28 e 29 de agosto de 2010

Horário:
Sábado 9h – 18h
Domingo 9h – 12h

LOCAL: Servidão Elpídio da Rocha, 400b, Rio Tavares, Florianópolis – Santa Catarina (Mapa no Google Maps)

INVESTIMENTO: 1 MODULO R$150,00 / 2 MODULOS R$ 250,00

Contato: renata.gomez@gmail.com – (48) 9615 1454

Descontos especiais para estudantes, professores e profissionais do terceiro setor.

Consultas familiares diretamente com Margarita Valencia.

Vagas Limitadas!

*Facilitadora: Margarita Valencia

Formada em Pedagogia (Ciências da Educação) pela Universidade Católica de Equador. Tem 10 anos de experiência de trabalho na ‘Fundación Educativa Pestalozzi’, no Equador. A Escola Pestalozzi é reconhecida na área pedagógica como pioneira no seu enfoque alternativo e como uma das novas correntes educativas mais avançadas no mundo. Margarita chegou ao Brasil em Julho 2009 para incrementar ambientes na escola Inkiri. Esta escola está hoje estruturada na ecovila Piracanga, na Bahia e recebe crianças de diversas idades e nacionalidades.

Entre em contato com Margarita Valencia: marvalencia321@yahoo.es

TEMAS CENTRAIS

– Funcionamento e desenvolvimento cerebral
– Fases de desenvolvimento
– Ambientes Preparados:
–Liberdade e Limites
–Presencia do adulto: regras e limites
–Ambientes que favorecem processos de desenvolvimento
–O choro e o riso como formas adequadas de processar experiências
–Linguagem e verbalização: como nos comunicamos com as crianças
–A importância do brincar
–A televisão e a tecnologia
–A tomada de decisões e o desenvolvimento da inteligência
–O brincar como forma de aprendizagem
–O brincar representativo
–A hora de comer
–O momento do banho
–O momento de dormir
–O momento de se vestir

PERGUNTAS FREQUENTES:

— Por limites e regras é ir contra a liberdade das crianças?
— Como posso por limites e ainda expressar amor? A partir de que idade isto é relevante?
Qual é a função dos adultos na convivência e no cuidado das crianças?
–Como podemos conviver entre adultos e crianças de diferentes idades, em harmonia, liberdade e respeito?
— Se os sistemas educativos a nível mundial estão sempre em crise, porque então temos que mandar os nossos filhos para a escola?
— Como posso ajudar meus filhos para que se respeitem entre irmãos?
— Porque quando falo com meus filhos eles não me escutam?
— Porque é tão difícil por ordem nos dormitórios dos meus filhos?

Formato do Curso:

O curso está dividido em três etapas:

a) Uma palestra introdutória, que apresenta uma visão geral dos conceitos relacionados com a educação livre e processos autônomos de aprendizagem para criar relações saudáveis e harmônicas entre adultos e crianças/adolescentes.

b) Uma serie de workshops para aprofundar os tópicos listados acima, além de outros que possam surgir do próprio grupo. O formato é participativo e flexível, visando se adequar as principais perguntas, inquietudes e contextos trazidos pelos próprios participantes.

c) Um componente vivencial que será realizado no próprio local de convívio entre adultos e crianças/adolescentes (ex. na escola ou no lar familiar). A proposta é que os participantes do curso tenham a oportunidade de experimentar com os conceitos e práticas apresentadas durante os workshops e possam voltar para compartilhar, não só os resultados vivenciados, como também novas dúvidas ou desafios que possam surgir no processo de integração deste novo olhar nas suas relações.

A proposta pedagógica visa por tanto intercalar apresentação de conceitos e praticas, com momentos de reflexão, individual e em grupo, de partilha, e de retro-alimentação destes com experiências praticas na vida cotidiana.