27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Eleições 2020: setor de tecnologia apresenta pauta de reivindicações aos candidatos à Prefeitura em diferentes regiões do Es

spot_img

Eleições 2020: setor de tecnologia apresenta pauta de reivindicações aos candidatos à Prefeitura em diferentes regiões do Es

spot_imgspot_img

Na Capital, a Associação Catarinense de Tecnologia participou de uma sabatina com os candidatos em parceria com a Acif,  Abrasel, CDL, Floripa Sustentável e  ForTur

 

O setor de tecnologia catarinense, por meio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está apresentando uma série de reivindicações fundamentais aos candidatos à Prefeitura das principais cidades catarinenses. Entre as principais proposições apresentadas estão a Manutenção/criação de interlocução do Setor de Tecnologia com as prefeituras; Colaboração para modernização das Prefeituras e seus Serviços Públicos com tecnologia avançada; Fortalecimento do posicionamento dos municípios como cidades inteligentes. 

 

O objetivo é que os municípios com vocação tecnológica sigam sendo protagonistas no desenvolvimento do setor, que é de fundamental importância para a economia. Santa Catarina é o estado brasileiro que registrou maior crescimento (11,8%) de empresas atuando no segmento de tecnologia em 2019, mesmo tendo a menor população entre os estados pesquisados. Já são 12.138 negócios no setor, segundo dados do Tech Report 2020, estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway.

 

Diego Brites Ramos, vice-presidente de Relacionamento da ACATE, destaca dois pontos principais que os futuros prefeitos devem estar atentos: cultura digital para o aprimoramento dos serviços aos cidadãos e formação de talentos para o setor desde o ensino fundamental. “As cidades precisam se modernizar, se tornarem inteligentes e colocar o cidadão no centro de uma estratégia cada vez mais digital e inclusiva”. Ele também destacou que as prefeituras podem e devem atuar na educação para formação de mão de obra, despertando o interesse do jovem para trabalhar com tecnologia desde os primeiros anos de sua trajetória escolar, já que existe um déficit grande de profissionais capacitados para atender a demanda crescente das empresas.

 

 

 

Ações na capital e polos regionais

 

O vice-presidente destaca que todas as regiões, em diferentes níveis de maturidade, têm potencial de figurar entre os principais polos tecnológicos do país. Com um faturamento bilionário, a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado, concentram a maior parte das empresas de tecnologia de Santa Catarina. Mas os setores tecnológicos das outras regiões também já têm um papel fundamental na economia catarinense, faturando milhões no Oeste, Sul e Serra, onde a taxa de crescimento do setor tem sido superior às das demais regiões.

 

Na capital, a ACATE, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, realizaram entre os dias 6 e 9 de novembro, bate-papos online com os candidatos à Prefeitura de Florianópolis. Para os outros nove polos regionais da ACATE, também foi elaborada uma pauta de reivindicações, que sofreu adequações de acordo com as prioridades de cada município ou região. Cinco polos já realizaram debates ou reuniões com os candidatos às prefeituras e os demais pretendem apresentar a pauta aos candidatos eleitos. Todos os vídeos e o documento completo com a pauta de reivindicações podem ser acessados no site www.acate.com.br.

 

Polo Deatec – Chapecó

Evento Conecta Candidato reuniu os candidatos à Prefeitura do município de Chapecó em um debate focado em apresentar as propostas ao setor de tecnologia e desenvolvimento.

 

Polo ACIC/NBT – Criciúma

A ACIC formulou um documento incluindo as reivindicações do setor de tecnologia e realizou encontros com todos os candidatos à prefeitura de Criciúma.

 

Polo ACII/NUTI – Itajaí

A ACII realizou lives com os candidatos à Prefeitura de Itajaí.

 

Polo Orion – Lages

O polo realizou uma edição especial de seu já conhecido ChimaTalks com o tema “Papo político: Propostas para inovação”, em que trouxeram os candidatos à Prefeitura de Lages para bater um papo sobre as propostas para a inovação.

 

Polo Softville – Joinville

Em parceria com o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITI), estão elaborando uma pauta de reivindicações.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img