fique por dentro de floripa

- Segurança - Em almoço do LIDE SC comandante da Polícia Militar destacou estratégias de combate à violência

11.09.2019

Em almoço do LIDE SC comandante da Polícia Militar destacou estratégias de combate à violência

11.09.2019
Em almoço do LIDE SC comandante da Polícia Militar destacou estratégias de combate à violência
Foto: José Somensi

Coronel Araújo Gomes frisou como a tecnologia tem sido utilizada para redução de indicadores no Estado

Santa Catarina se destaca nacionalmente na área de segurança pública de acordo com dados fornecidos pelo comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Araújo Gomes, no almoço-debate promovido pelo LIDE Santa Catarina. O evento nesta terça-feira (10) reuniu lideranças empresariais e autoridades na Fiesc, em Florianópolis.

Entre as razões que levam Santa Catarina a estar no topo do ranking realizado pela Folha em 2018 sobre segurança pública, além de apresentar redução considerável nos dados de violência no comparativo com anos anteriores, está o reposicionamento da Polícia Militar. A corporação integrou novas tecnologias e práticas às ações cotidianas com a criação, por exemplo, do Colegiado Superior de Segurança que soma esforços com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias. Com isso, pautas importantes são debatidas rapidamente e de forma mais eficiente. A reestruturação da Polícia Militar passou também por uma revisão da missão, focando esforços na presença e proteção à sociedade de modo cada vez mais inteligente. “O modelo de segurança pública que implementamos aqui em Santa Catarina foca em controlar a criminalidade, reduzindo o medo da população. Porque não adianta reduzir os indicadores se isso não impactar na vida das pessoas”, reforça o comandante. Neste ano foram registrados pelas guarnições em todo o Estado 49 mil furtos, aproximadamente três mil a menos do que no mesmo período do ano passado. Houve queda também no número de homicídios e latrocínios.

Pioneira no país a Polícia Militar catarinense deve concluir nos próximos dias a instalação de câmeras corporais acopladas às fardas dos agentes. O recurso é importante para garantir a segurança da população e policiais. “Nos próximos 40 dias todas as equipes terão câmeras corporais que farão a filmagem, garantindo transparência e segurança jurídica. Esse projeto não tem precedentes nesta escala no País”, destaca. A corporação já faz uso de outras tecnologias como os tablets, o que causa uma redução de até 50% no tempo de atendimento ao cidadão.

Para o presidente do LIDE Santa Catarina, Wilfredo Gomes, é preciso que haja investimentos cada vez maiores em segurança pública. “Vemos que o trabalho que está sendo realizado em Santa Catarina é realmente único, com reflexos extremamente positivos para a população. A forma como a violência tem sido combatida aqui precisa servir de exemplo para outros Estados”, afirma.

O LIDE Santa Catarina reúne líderes empresariais para promoção de debates e networking.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem mais 75 filiados no Estado, entre elas, 9mm, Angeloni, Ativo Despachos Aduaneiro, Báscara Investimentos Imobiliários, Bornhausen & Zimmer Advogados, Brognoli Negócios Imobiliários, Calcard Administradora de Cartões, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dot Digital Group, ENGIE, Faial Prime Suites, Femina Comércio e Representações, Fiesc, Flex Contact Center, Floripa Airport, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guga Kuerten Participações, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Lamy & Faraco Lamy – Advogados, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Menton Turismo, Metasul, Minister Vigilância, Multilog, Nelson Willians Advogados Associados, Neoway, Neuron Consultoria, Onewg, Orcali, Portobello, SCC/ SBT SC, Sebrae/SC, Sicoob, Sistema Fecomércio de Santa Catarina, Softplan, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Têxtil RenauxView S/A e Villaggio Grando Boutique Winery.

Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Bioart Blocolit, BK Store Label Developments, Bontempo, Chai Carioni, Clear Inovação, De Nadal, Duarte & Fernandes Advogados, Jô Cintra Boutique e Viagens, Khronos, Laboratório Ronchi, Lica Paludo Produções, Lumis Construtora, MAP Arquitetura e Design S.A., MC Werner, Miss Festas, Ponta Dos Ganchos Resort, RDO Empreendimentos Imobiliários, SC Negócios Imobiliários, Tairone Calado Cavalcante Junior, Susteinpolis Developments, TG Interiores e Paisagismo.

Ao LIDE Futuro estão associados Adriano Lima, Bruno Correa De Souza, Carlos Eduardo Silveira, Fillipe Silveira dos Santos, Francielly Bergamin, João Matoso, Júlia Palma, Juliano Frasseto Velho, Lucas Schweitzer, Lucas Souza, Nelson Lins, Pedro de Paula, Rafael Capelli de Oliveira.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Parceria é prioridade entre as inciativas pública e privada para melhorar a Segurança Pública

11.09.2019

Parceria é prioridade entre as inciativas pública e privada para melhorar a Segurança Pública

Em almoço do LIDE SC comandante da Polícia Militar destacou estratégias de combate à violência

11.09.2019

Em almoço do LIDE SC comandante da Polícia Militar destacou estratégias de combate à violência

Alunos da turma do Curso de Sargentos da PMSC participam de apresentação das tecnologias do Ciasc para a segurança pública

21.08.2019

Alunos da turma do Curso de Sargentos da PMSC participam de apresentação das tecnologias do Ciasc para a segurança pública

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.