27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Em tempos de pandemia, a maior e manifestação religiosa de SC será realizada por meio de celebrações virtuais

spot_img

Em tempos de pandemia, a maior e manifestação religiosa de SC será realizada por meio de celebrações virtuais

spot_imgspot_img

 

A edição de número 255 entra na era digital e será toda transmitida via plataforma do youtube. Importante ressaltar que não haverá procissão nas ruas e nenhum encontro presencial. A Capela Menino Deus continua fechada.

 

Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a Procissão do Senhor dos Passos celebra em 2021 sua 255ª edição. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão sempre mobilizou milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Contudo, em decorrência da situação pandêmica, este ano os fiéis terão uma novidade: ao invés do tradicional cortejo, a maior e mais antiga manifestação religiosa será realizada por celebrações virtuais. Serão cinco dias com transmissões ao vivo, pelo canal do youtube da Irmandade Senhor dos Passos. Em 2021, a edição digital será realizada de 17 a 21 de março. E mais, as transmissões seguirão todos os protocolos para que tudo seja celebrado de maneira segura.

 

A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Em mais de 250 anos de história, apenas uma vez a celebração não foi realizada, justamente em 2020, quando se deu o início da pandemia.

 

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006 e, também, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 

Um dos grandes desafios deste ano é aproximar a celebração de seus devotos. “Estamos vivendo um dos maiores desafios da humanidade, a pandemia está cada vez mais avassaladora. Com isso, estamos também escrevendo um novo capítulo em nossa história. As tradicionais reuniões presenciais serão todas substituídas pelas transmissões onlines, as missas também serão transmitidas por diferentes plataformas, novas medidas para esse novo tempo. Todos juntos, orando para que Nosso Senhor Jesus dos Passos, interceda pela humanidade para que possamos, o mais breve possível, superar essa pandemia”, destaca Rogério Laureano, coordenador da Procissão Senhor dos Passos.

 

Segundo levantamentos históricos, a Procissão Senhor dos Passos já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, e que enche de orgulho os fiéis de Santa Catarina. Esse é o principal motivo de tanta dedicação e fé, para todos os membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

 

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.

 

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

 

Entenda como será a programação das celebrações virtuais em homenagem ao Senhor Jesus dos Passos

Em 2021, serão nove celebrações online, divididas em cinco dias. A programação foi adaptada, sem perder relevância. A Capela Menino Deus, localizada no Hospital de Caridade, permanece fechada e não será permitido o acesso, todas as ações serão por meio digital.

 

Dia 17/03/2021 – Quarta-feira

19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

 

Dia 18/03/2021 – Quinta-feira

09h – Missa e Unção dos Enfermos

19h00 – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

 

Dia 19/03/2021 – Sexta-feira

19h – Missa e Benção do Santíssimo Sacramento

 

Dia 20/03/2021 – Sábado

07h30 – Missa em homenagem aos carregadores das alfaias

17h30 – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

 

Dia 21/03/2021 – Domingo

07h30 – Missa na TV Barriga Verde/TV Catarina

09h30 – Missa do Encontro

16h – Via Sacra

 

“Além disso, todos os anos, durante as celebrações, os fiéis contribuíam para a manutenção da Irmandade. Com a Capela fechada, aqueles que quiserem realizar as suas doações, podem fazê-las por depósito bancário, em nome da Irmandade Senhor Jesus dos Passos”, completa o coordenador da edição deste ano, Rogério Laureano.

 

Anote os canais digitais

Desde 2018 a Procissão Senhor dos Passos está nas redes sociais, no facebook e no instagram, no @procissaosenhordospassos. Nestes canais, a população pode acompanhar todas as programações, divulgações e interagir com a Irmandade Senhor dos Passos.

 

As transmissões serão realizadas pelo canal no youtube da Irmandade Senhor dos Passos, no endereço https://www.youtube.com/channel/UC02ZYSAyN5aTk5Ac4J6HKlA.

 

O coordenador da celebração reitera que esta foi a solução encontrada para aproximar, num momento que estão todos precisando de acolhimento, para aproximar as pessoas da espiritualidade.

 

Dados para depósito

Para quem quiser contribuir com a Irmandade, os dados são:

Banco: Santander

Agência: 3131

Conta corrente: 13000681-3

CNPJ: 83.884.999/0001-06

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img