19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Emergência do Hospital SOS Cárdio tem equipe especializada para atender casos de AVC

spot_img

Emergência do Hospital SOS Cárdio tem equipe especializada para atender casos de AVC

spot_imgspot_img

O Hospital tem serviço com plantão de Neurologia para triagem e atendimento diferenciado

O tempo é valioso quando percebidos os sinais de um Acidente Vascular Cerebral – AVC. Por isso, o Hospital SOS Cárdio usou sua experiência de mais de 30 anos em emergência cardíaca para montar também um serviço especializado de pronto-atendimento a pacientes com sintomas que indicam a falta de circulação sanguínea na área do cérebro, provocando o AVC, uma paralisia cerebral que pode deixar graves sequelas ou levar à morte. A doença causa o óbito de cerca de 100 mil brasileiros por ano e é responsável por expressivo número de incapacitações e internações em todo o mundo, gerando impactos não apenas ao paciente, mas em suas famílias e para a sociedade como um todo.

Quem coordena o serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital SOS Cárdio são os médicos Diego Antônio Fagundes (CRM 15.144 RQE 13061), neurologista, e o neurocirurgião Wuilker Campos (CRM/SC 12148 RQE 9242), que também é presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Ele alerta sobre a importância do reconhecimento dos sinais do AVC, que devem ser divulgados a um número cada vez maior de pessoas. Além disso, é fundamental o olhar atento dos familiares, especialmente aos principais sinais do acidente vascular cerebral. “Se você suspeita que uma pessoa próxima está com alguma alteração, primeiro, peça para ela sorrir, pois um dos lados do lábio pode demonstrar a paralisia. Segundo, peça para ela subir as duas mãos, para verificar se um dos lados do corpo está caído ou com impossibilidade de movimentos. Terceiro, pergunte se a pessoa está com muita dor de cabeça, de forma prolongada e sem redução após tomar medicação. Por fim, peça para ela repetir algumas frases simples e aleatórias, para ver se consegue memorizar. Dentro desses 4 sinais, se ela tiver apenas um, já é indício de que precisa ser atendida por um centro de tratamento específico”.

Nesse sentido, o treinamento adequado de quem vai receber o paciente no pronto-atendimento é essencial. Por isso, o Hospital SOS Cárdio criou uma estrutura específica para esse serviço, com encaminhamento aos exames de imagem necessários, também disponíveis na unidade. “Temos atendimento neurológico 24h, presencial ou sobreaviso, de forma que os pacientes da Grande Florianópolis passam a contar com um novo serviço na cidade”, destaca o médico, ao lembrar ainda que o paciente chega no hospital e o recepcionista já está treinado para identificar os sinais, com uma triagem que dá início ao diagnóstico e ao tratamento. “É como uma prova de Fórmula 1, onde a equipe do Pit Stop é valiosa para o piloto não perder tempo e poder ganhar a corrida. No caso do AVC, correr contra o tempo representa salvar vidas”.

O Hospital SOS Cárdio nasceu com a Cardiologia, especialidade na qual se tornou referência. Atualmente, oferece à sociedade assistência integral nas mais diversas especialidades médicas, desde o pronto atendimento à realização de procedimentos de alta complexidade, como neurocirurgias, cirurgias do aparelho digestivo, cirurgias urológicas, entre tantas outras. Além disso, conta com um centro oncológico de cuidado integral do paciente, com diagnóstico, infusões, internação e pronto atendimento.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img