19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Emissoras de Florianópolis preparam-se para iniciar a exibição da TV digital

spot_img

Emissoras de Florianópolis preparam-se para iniciar a exibição da TV digital

spot_imgspot_img

Grupo RIC recebe equipamentos de transmissão digital

O primeiro lote de equipamentos importados para transmissão digital já esta em Florianópolis para instalação na RICTV Florianópolis e Record News Santa Catarina. O Grupo RIC trabalha desde o ano passado preparando a estrutura física para receber os equipamentos. Reforço da torre, instalação de nobreaks, troca de cabos e disjuntores para sustentação elétrica e aumento no espaço interno operacional do prédio fizeram parte deste movimento inicial pela implantação da TV digital do Grupo RIC na capital.

O diretor operacional de rede do Grupo RIC SC, Paulo Hoeller, confirma a intensificação dos trabalhos nas últimas semanas: “Queremos disponibilizar o sinal digital na região metropolitana ainda no final do mês de abril”. Segundo o diretor, o pacote digital contempla equipamentos de primeira qualidade importados dos Estados Unidos, Alemanha e Canadá, garantindo qualidade absoluta na transmissão. Destaque para o sistema de tapeless B4M, que automatiza o fluxo de trabalho da captação a exibição de reportagens jornalísticas. O mesmo sistema é usado pelas grandes redes internacionais de noticias como a CNN, Reuters e BBC.

O sinal digital da RICTV Record Florianópolis vai ser gerado pelo canal 30 para a Grande Florianópolis, paralelo ao sinal analógico que é transmitido pelo canal 4. Esse período de transição entre o analógico e digital deve permanecer até o final de 2016. A partir desta data somente os canais digitais permanecerão no ar. Está prevista a instalação de repetidoras digitais, conhecidas como Gap Fillers, para aumentar o raio de cobertura em regiões onde o sinal não estiver disponível pelo transmissor principal.

Também a Record News SC estreia sinal digital no final de abril. A opção para o canal foi por uma tecnologia nacional de comprovada qualidade técnica, para exibição no canal 31, mantendo a geração analógica pelo o canal 6.

Todo o fluxo de trabalho do jornalismo e comercial da RICTV Record Florianópolis e Record News Santa Catarina será integrado pelo sistema de tapeless da B4M, através de um anel óptica que une os dois canais numa grande plataforma de conexão e fluxo integrado de operações.

O sinal digital é transmitido em forma de pacote de dados e o conversor instalado na TV faz a leitura destes dados e os transforma em imagens. Por isso a imagens não tem chuviscos e nem ruídos no áudio. O conversor somente gera a imagem quando o pacote estiver completo. Desta forma a TV “pega ou não pega, não existe meio termo”, confirma o gerente técnico da RICTV Record, Rafael Mafra. Com a nova tecnologia, o sinal digital da RIC poderá ser captado por aparelhos em movimento instalados em carros e ônibus, por exemplo. Além disso, o sinal estará disponível em equipamentos portáteis como os celulares.

O diretor comercial de rede do Grupo RIC SC, Reynaldo Ramos Junior, estima que cerca de 10% dos televisores da Grande Florianópolis são digitais. Ele afirma que o novo sistema irá destacar e diferenciar as programações da RICTV Record e Record News SC junto ao publico telespectador pela qualidade do novo sistema e no aumento do share de audiência na busca pela liderança. “Estamos prontos para receber os programas exibidos em HDTV e as primeiras peças publicitárias em alta definição, proporcionando às agencias e produtoras a veiculação com o máximo de qualidade, o que com certeza irá enriquecer ainda mais o nosso intervalo comercial” destaca Reynaldo Ramos Junior.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img