18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Empresário de Florianópolis participa de debate sobre gestão de resíduos e mudanças climáticas na Europa

spot_img

Empresário de Florianópolis participa de debate sobre gestão de resíduos e mudanças climáticas na Europa

spot_imgspot_img

O catarinense Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental, participa nesta semana de um seminário para debater o futuro da gestão de resíduos e mudanças climáticas na Europa. O evento é promovido pelo International Solid Waste Association e ocorre em Bruxelas, na Bélgica. O empresário catarinense foi convidado pelo presidente da entidade, Jeff Cooper. Além de conhecer as tendências mundiais sobre o tema, o empresário de Florianópolis também busca identificar soluções aplicáveis em Santa Catarina e em outras regiões do Brasil.

O seminário aborda o mercado de resíduos e reúne cerca de 170 participantes entre membros do ISWA, empresários e convidados. Ao longo desta segunda-feira (6), estão sendo debatidas práticas de gestão de resíduos, reutilização e técnicas de reciclagem para alcançar benefícios ambientais, como conservação de recursos naturais e redução de gases com efeito estufa.

A empresa de Florianópolis atua na gestão de resíduos e desenvolve o programa Lixo Zero, que tem como objetivo diminuir a zero o envio de lixo para os aterros sanitários. Atende a empresas, condomínios residenciais, supermercados, escolas e órgãos governamentais. Entre os focos de atuação, está auxiliar as instituições públicas e privadas a se adequarem às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

As diretrizes do programa Lixo Zero vêm ao encontro das regras estabelecidas pela Lei sancionada em dezembro de 2010, que estabelece normas referentes à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos. Cada pessoa, empresa, condomínio, indústria ou comércio é responsável pela destinação adequada dos resíduos produzidos, sob pena de sofrer restrições e pagar multas.

Sobre a Novociclo

A Novociclo Ambiental (www.novociclo.com.br), de Florianópolis, presta serviço de consultoria e gestão de resíduos, orientando sobre o reuso e a reciclagem de materiais e desenvolvendo projetos específicos para cada cliente. Seu foco de atuação se dá junto a condomínios, empresas e organizações governamentais. O modelojá foi apresentado como referência internacional durante a 7ª Conferência Internacional Lixo Zero, 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-16), e do primeiro Salão do Voluntariado Italiano, “Aldeia Solidária”.

Em março de 2010, lançou o Espaço Recicle. Os moradores levam os materiais recicláveis previamente separados e limpos e os convertem em pontos que são acumulados em um cartão. Depois, estes pontos podem ser trocados por materiais biodegradáveis ou produtos confeccionados a partir de materiais recicláveis. O projeto de inovação social está presente no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, e no bairro Pedra Branca, em Palhoça.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img