24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Encontrando Ricardo III no Cinema, Chá e Cultura‏

spot_img

Encontrando Ricardo III no Cinema, Chá e Cultura‏

spot_imgspot_img

No próximo dia 2 de junho, terça-feira, será exibido Ricardo III, um ensaio no Cinema, Chá & Cultura. Dirigido e estrelado por Al Pacino, Looking for Richard é uma adaptação da famosa peça Richard III trazendo à tela/cena, dentre outros, John Gielgud, Vanessa Redgrave, Kenneth Branagh, Kevin Kline, Aidan Quinn, Winona Ryder, Alec Baldwin e Kevin Spacey. Releitura metateatral do texto, o filme mostra tanto a velha luta por poder pela genial escrita de Shakespeare ao retratar episódios da vida do último rei da Inglaterra da casa de York, como os bastidores e dilemas envolvidos na representação da peça por um grupo teatral.

A convidada desta sessão do Cinema, Chá & Cultura é a Doutora em Artes Cênicas pela La Trobe University/Austrália, Kerrie Sinclair, que combina uma refinada pesquisa acadêmica e uma longa trajetória na prática de técnicas corporais marciais e artísticas. Dentre seus trabalhos teatrais destaca-se a coreografia de luta do espetáculo Richard III produzido pela Australian Shakespeare Company em 2008. Kerrie tem formação em uma gama de artes marciais além de domínio de técnicas japonesas de Jiu Jitsu; tailandesas do Muay Thai e filipinense ‘stick fighting’ e veio a Florianópolis a convite do Programa de Pós-Graduação em Teatro do CEART, para ministrar palestra e minicurso sobre a representação da violência nas coreografias de luta para o teatro e cinema.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil, Dra Brígida de Miranda, Ms. Leon de Paula e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho, os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e de promover a discussão sobre as relações entre literatura (principalmente a dramática) e suas adaptações para o cinema. A atividade, gratuita, começa às 18h, com uma conversa sobre a peça e o filme, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês por Rosa Ferreira, gerente da Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida ocorre a exibição do filme, legendado e em formato DVD. Haverá tradução da apresentação de Kerrie.

Informações

Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img