21.9 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Encontro de Bois de Norte a Sul começa hoje em Florianópolis

spot_img

Encontro de Bois de Norte a Sul começa hoje em Florianópolis

spot_imgspot_img

Florianópolis transforma-se esta semana no centro das manifestações folclóricas de boi bumbá, bumba-meu-boi e boi-de-mamão. No Largo da Alfândega, 23 grupos folclóricos e parafolclóricos de seis estados brasileiros vão se revezar até sábado (14/11) para mostrar a diversidade cultural existente no país através de folguedos que têm o boi como temática. A programação faz parte do Encontro de Bois de Norte a Sul, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A abertura do evento acontece hoje (11/11), às 18 horas.

O Encontro de Bois de Norte a Sul terá a participação do boi bumbá Corre Campo (Manaus – AM); boi de reis do Grupo de Artes Fênix (João Pessoa/PB); bumba-meu-boi do Grupo Folclórico Luar do Sertão (Fortaleza/CE) e de diversos grupos da Ilha de Santa Catarina, totalizando cerca de 600 integrantes (brincantes). Uma das novidades é a presença do Grupo Cultural e Parafolclórico Eco Marajoara (Ilha de Marajó/PA), que vem mostrar a vaquejada da Ilha de Soure e as toadas de búfalo, animal que curiosamente substituiu o boi no dia-a-dia da cidade e no folclore local.

Outro destaque é a participação da Companhia Barrica, da Ilha de São Luís (MA), município considerado um dos berços do bumba-meu-boi no Brasil. O folguedo, que surgiu no nordeste e depois foi se espalhando pelo território nacional, ganhou nomes distintos e características bem regionais – em Santa Catarina, a brincadeira foi batizada de boi-de-mamão. A capital maranhense é também um dos núcleos culturais onde há maior variedade folclórica com a temática do boi em diferentes “sotaques” (estilos) como o boi de matraca, boi de orquestra, boi de zabumba, boi costa-de-mão e o boi Barrica, entre outros.

Paralelamente às apresentações e intervenções artísticas e culturais, o Encontro de Bois de Norte a Sul também vai oferecer exposições, exibições de filmes, oficinas e debates com estudiosos da cultura popular e a comunidade. O evento terá ainda programação musical diária e gastronomia representativa de diferentes etnias que contribuíram para a formação do mosaico cultural existente em Santa Catarina, em especial na Grande Florianópolis.

Serviço:

O Quê: Encontro de Bois de Norte a Sul

Quando: 11 a 14 de novembro de 2009

Onde: Largo da Alfândega – Centro

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img