27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Encontro de Terno de Reis revive tradição religiosa

spot_img

Encontro de Terno de Reis revive tradição religiosa

spot_imgspot_img

O ciclo de festejos natalinos chega ao fim no calendário cristão com o Dia de Reis, comemorado nesta quarta-feira (06/01). A data marca também a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa Catarina, em 1748, trazendo crenças e manifestações que se mantêm vivas na cultura popular há 262 anos, como o costume de sair de porta em porta cantando e contando a história da visita dos três Reis Magos ao presépio do Menino Jesus. Para valorizar essa tradição, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) promove neste dia o 13º Encontro de Terno de Reis, na Avenida Paulo Fontes, às 19h, em frente ao Terminal Integrado do Centro (Ticen).

O evento deve reunir dez grupos folclóricos de diversas comunidades para cantorias dedicadas aos Santos Reis. A concentração dos grupos acontece em três igrejas no centro da cidade, de onde seguem rumo ao palco de apresentações. Ao final do evento, os integrantes formarão um cortejo em direção ao presépio instalado na Praça XV de Novembro, simbolizando a chegada dos Reis Magos ao local de nascimento de Jesus Cristo.

Simbologia numérica

Formado em média por três a oito pessoas, trajadas com roupas coloridas, os Ternos de Reis são integrados tradicionalmente por cantadores e instrumentistas que homenageiam famílias de suas comunidades, improvisando versos e trovas alusivos aos três Reis Magos e ao nascimento de Cristo. O roteiro das visitas é iniciado normalmente após 21h e cada grupo tem sua própria cantoria para os festejos pelas ruas e residências do bairro.

A tradição do folguedo religioso está associada ao número três, por isso, tem o nome Terno de Reis. Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a estrela guia até Belém em busca do filho de Deus. Com eles havia três presentes: ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade).

A apresentação dos grupos também é feita em três partes: chegada, anúncio e despedida. Normalmente, os principais cantadores formam um trio: o triplo ou tripa (que canta fino, de falsete), o repentista (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor solo, segunda voz). Além disso, três são os instrumentos que se destacam nas cantorias: viola, rabeca e pandeiro. Atualmente, alguns grupos incluem o acordeon nas apresentações.

Folia de fé

Introduzido no Brasil pelos jesuítas e por colonizadores portugueses, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação religiosa que se popularizou nos povoamentos do litoral, marcando as comemorações do ciclo natalino. De 23 de dezembro a 06 de janeiro, os grupos visitam as casas, fazem apresentações e recolhem donativos para novenas em homenagem ao Menino Jesus.

Segundo a fé católica, no Dia de Reis (06 de janeiro), os três Reis Magos, guiados por uma estrela, percorreram um longo caminho até encontrar aquele que consideravam o Messias, a quem ofereceram presentes. Depois da revelação retornaram às suas tribos para anunciar a descoberta a todas as nações.

Tradicionalmente entre os católicos, a partir da data que é consagrada aos Reis Magos, as famílias já podem desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas porque está encerrado o tempo da expectativa em torno do nascimento do Salvador, marcado pelo Natal, e tem início o período da devoção, com as atividades religiosas estabelecidas no calendário da Igreja.

Serviço:

O quê: 13º Encontro de Terno de Reis
Quando: 6 de janeiro (quarta-feira)
Onde: em frente ao Ticen /Avenida Paulo Fontes – Centro (19h)
Cortejo: concentração nas igrejas (às 18h), de onde os grupos saem em direção ao palco central para apresentações, e depois seguem para o Presépio da Praça XV de Novembro.
Quanto: gratuito


Participantes

• Grupo Folclórico Olaria de Sambaqui (Sambaqui)
• Grupo EIRA (Pantanal)
• Grupo Família Fielsons(Trindade)

Local de saída:
Igreja Nossa Senhora do Parto
Rua Conselheiro Mafra nº 674 – Centro
____________________________________________________________

• Terno de Reis do Pântano do Sul (Pântano do Sul)
• Grupo Serenata de Natal (Campeche)
• Grupo Folclórico do Sul da Ilha (Armação)
• Grupo Alegria de Viver (Armação)

Local de saída:
Igreja São Francisco
Rua Deodoro nº 135 – Centro
________________________________________________________________

• Terno de Reis Estrela da Alegria (Saco dos Limões)
• Grupo Amor e União (Ribeirão da Ilha)
• Terno de Reis da Associação do Bairro Itacorubi (Itacorubi)

Local de saída:
Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Rua Marechal Guilherme nº 60

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img