fique por dentro de floripa

- Eventos - Encontro Estadual de Segurança traz ministro da Secretaria da Presidência para SC

09.09.2019

Encontro Estadual de Segurança traz ministro da Secretaria da Presidência para SC

09.09.2019
Encontro Estadual de Segurança traz ministro da Secretaria da Presidência para SC
Foto: Divulgação

Facisc e Polícia Militar de SC realizam evento na próxima quarta, 11/9, para debater iniciativas, inspirações e ações para promoção de um estado mais seguro e dinâmico

Quarto item mais relevante levantado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) no programa Voz Única, a segurança  é um dos assuntos que mais preocupa o setor produtivo em Santa Catarina. Por conta disso, a Facisc e a Polícia Militar de SC se uniram para realizar programas e ações para promover a melhoria da segurança no Estado. No dia 11/9, as duas instituições vão realizar juntas o 1º Encontro Estadual de Segurança “SC mais Segura”. O evento acontecerá no Hotel Majestic, em Florianópolis.

O evento reunirá empresários, gestores públicos e lideranças sociais para debater o tema com nomes de referência nacional e internacional. Entre as presenças confirmadas, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, o ex-oficial da Marinha de Israel, Ronen Avraham e o Coronel da Polícia Militar de São Paulo, José Vicente da Silva Filho.

O ministro Jorge Oliveira é advogado e policial militar da reserva. Concluiu o ensino médio no Colégio Militar de Brasília e chegou ao posto de major na Polícia Militar do Distrito Federal. Ele passou para a reserva em 2013. Formado em Direito, Oliveira fez curso de produção de conhecimentos e operações na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e trabalhou de 2003 a 2018 no Congresso Nacional. O ministro foi assessor parlamentar da PM-DF e assessor jurídico de Bolsonaro quando o presidente era deputado federal. Jorge Oliveira também trabalhou com o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente.

Para o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, para melhorar a segurança é preciso que se amplie a discussão sobre o tema. “Precisamos falar sobre o combate à criminalidade, mas também precisamos aprimorar a segurança digital, de informação, atualizar a legislação processual, para buscarmos garantir um ambiente mais harmonioso e confiável para nossos negócios e oportunizar o crescimento da competitividade catarinense”.

Para o comandante Geral Polícia Militar e secretário de Estado da Segurança Pública SC, Coronel Araújo Gomes, a importância do evento está relacionada a promoção de um diálogo permanente da sociedade, por meio da articulação pública/privada com ênfase na disseminação de práticas sustentáveis e inovadoras para a gestão pública da segurança. “A aliança entre a Classe Produtivas e os Órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública, impulsionam o envolvimento da sociedade e das autoridades públicas, proporcionando a multiplicação de cases de sucessos, como a contínua redução dos indicadores de criminalidade”.

Exemplo de Israel
Em abril deste ano Brasil e Israel assinaram um acordo para o intercâmbio de informações sobre segurança pública e sobre prevenção e luta contra o crime organizado. O exemplo de Israel será um dos temas tratados no evento. O ex-oficial da Marinha de Israel, Ronen Avraham vai falar sobre o panorama da Segurança Pública de Israel e aplicação das soluções no Brasil e SC.

Custo da Violência x custo da oportunidade
A econometria é um conjunto de ferramentas estatísticas com o objetivo de entender a relação entre variáveis econômicas através da aplicação de um modelo matemático. O custo da violência X custo da oportunidade é o tema da palestra do Coronel da Polícia Militar de São Paulo e ex-secretário Nacional de Segurança Pública, José Vicente da Silva Filho. 

FACISC
Como maior Hub empresarial voluntário, a FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (facisc.org.br), congrega mais de 34 mil empresas em suas 148 Associações Empresariais, presentes em 220 municípios do estado.

Serviço:
Local: Hotel Majestic Palace - Florianópolis, SC
Data: 11 de setembro de 2019, 13h30-19h45
Inscrições Gratuitas  - pelo site da Facisc – facisc.org.br

Programação
13h30 – Abertura oficial - Governador SC, FACISC, PM

14h00 – Segurança Pública como Instrumento de Desenvolvimento Econômico Social e da Competitividade - Jorge Oliveira (Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República)

15h15 – Econometria: O custo da violência X custo da oportunidade - Coronel PMSP RR José Vicente da Silva Filho (Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública)

16h15 – Intervalo

16h45 – Case Jaraguá do Sul: a cidade mais segura do Brasil - Coronel Amarildo Alves (Comandante 12ª RPM), Tenente Coronel Márcio Leandro Reisdofer (Comandante do 14º BPM)
Case Florianópolis: O impacto da Segurança Pública no Mercado Imobiliário no Norte da Ilha (Operação Mãos Dadas) - Capitã PMSC Gabriela Falck Bortolini Pizzolatti Miranda Ramos e Julio de David (Empresário de Florianópolis)

17h15 – Panorama da Segurança Pública de Israel e Aplicação das Soluções no Brasil e SC - Ronen Avraham (Ex-Oficial da Marinha de Israel)

18h30 – Cenários e Desafios da Segurança Pública no Brasil e em Santa Catarina  - Cel. Araújo Gomes – Cmte Geral Polícia Militar e Sec. de Estado da Segurança Pública SC

19h45 – Encerramento  

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Lançamento de livro no Quintal de Casa

19.09.2019

Lançamento de livro no Quintal de Casa

Feira apresenta potencial da indústria catarinense a representantes das Forças Armadas

18.09.2019

Feira apresenta potencial da indústria catarinense a representantes das Forças Armadas

Café com Negócios traz novidades e networking empresarial

18.09.2019

Café com Negócios traz novidades e networking empresarial

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.