21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Encontro Nacional de Estudantes de Economia movimenta campus da UFSC

spot_img

Encontro Nacional de Estudantes de Economia movimenta campus da UFSC

spot_imgspot_img

Será realizado até sexta-feira, 24/07, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o 35º Encontro Nacional de Estudantes de Economia (Eneco). O evento é organizado pelo Centro Acadêmico Livre de Economia da UFSC e deve ter a presença de dois mil estudantes de todo o país. Os participantes debaterão assuntos relacionados ao tema central do evento, “A Integração Latino-Americana em Tempos de Crise”, e participarão de debates, minicursos, grupos de discussão e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Na noite desta segunda-feira, 20/07, o ex-presidente do BNDES Carlos Lessa, economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, deverá atrair as atenções dos participantes, na mesa que tratará do tema “A crise: limites e possibilidade do Estado”. Também integram a mesa o professor Paulo Nakatani, da Universidade Federal do Espírito Santo, e Alejandro Olmos Gaona, que ganhou notoriedade ao ser convocado pelo presidente Rafael Correa para investigar a dívida externa do Equador.

Amanhã, 21/07, estarão na UFSC o presidente do MST, João Pedro Stédile, o professor Claudio Katz, da Universidad Buenos Aires, o economista José Luís Oreiro, da Universidade de Brasília. Já na quinta, 23/07, participa do evento o fundador e atual presidente do Instituto Miscs Brasil, Helio Marcos Coutinho Beltrão. Entre os temas das mesas, aparecem “O Brasil no Contexto Latino-Americano: (SUB) Imperialismo ou Integração?”, “Crise e imperialismo: as estruturas internacionais de poder” e “A crise e o comércio internacional”.

A organização contabiliza a participação de estudantes de todas as regiões do país. O coordenador geral do encontro, Guilherme Fissmer, explica que os inscritos terão direito a infraestrutura completa e certificado de participação. “Os estudantes de fora ficarão instalados na UFSC, onde terão alojamento, alimentação, chuveiros, tudo incluso no valor da inscrição”, diz ele. “Quem mora em Florianópolis tem a opção de pagar R$ 100,00 sem alojamento”. Para fazer a inscrição ou obter maiores informações, os interessados podem acessar o site do Eneco 2009 (www.eneco2009.com.br), onde estão a programação completa e outras notícias do evento.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-6569 e 8825-1169, com Samuel Bezerra Barquet, ou pelo e-mail eneco2009@gmail.com.

Visite o site http://www.eneco2009.com.br/

Programação
Mesas Temáticas:

Dia 19/07
Mesa de Abertura – Noite: 19h às 21h

Integração Latino-americana: A Crise e o Papel do Economista:

Roberto Requião de Mello e Silva – Governador do Paraná
Político brasileiro e atual governador atualmente o estado do Paraná.
É advogado formado pela Universidade Federal do Paraná e jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também Cursou Urbanismo na Fundação Getúlio Vargas.

Dia 20/07
Mesa Temática – Manhã: 9h às 11h
A Crise e a Questão Nacional na América Latina
1) Plínio Soares Arruda Sampaio Júnior – UNICAMP

Fez Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado (1988) e Doutorado (1997) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, onde atualmente é professor do Instituto de Economia.

2) Reinaldo Gonçalves – UFRJ
Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973, fez mestrado em Economia na Fundação Getúlio Vargas e doutorado na University of Reading. É livre-docente de Economia Internacional de Economia da UFRJ, desde 1993. Atualmente é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi o ganhador da comenda Personalidade Econômica do Ano, em 2004. Gonçalves também ganhou o Prêmio Fundação Universitária José Bonifácio, em 1991, e recebeu o Prêmio Jabuti 2001 – como primeiro lugar da categoria Economia, Direito, Administração e Negócios – pelo livro O Brasil e o Comércio Internacional.

3) José Valenzuela – UNAM

Mesa Temática – Noite: 19h às 21h
A Crise: Limites e Possibilidades do Estado
1) Alejandro Olmos Gaona – Equador
Argentino e formado em História foi convocado pelo governo do Equador para investigar a dívida externa do país. Especialista em direito público internacional, filho de Alexandre Olmos, que foi o primeiro a expor a ilegitimidade da dívida externa argentina. O presidente Rafael Correa o convocou para realizar uma auditoria da dívida do Equador.

2) Carlos Lessa – UFRJ
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Brasil, mestrado em analise econômica pelo Conselho Nacional de Economia e doutorado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Foi professor no Instituto Rio Branco do Itamaraty (1961-1964), de cursos da CEPAL e ILPES da ONU (1962-1968), do Instituto para Integração da América Latina (1966-1969), da Universidade do Chile (1967), da Unicamp (1979-1994) e da UFRJ(desde 1978 até hoje). Tem grande importância no contexto latino-americano, foi economista do Instituto Latino Americano de Planificación Econônmica & Social da ONU. Foi exilado no Chile durando o período da ditadura militar. Ajudou a fundar a faculdade de economia na Unicamp, quando voltou ao Brasil, um pouco antes do AI-5. Foi reitor, em 2002, da UFRJ. Presidenciou o BNDES entre 2003 e 2004 do qual foi afastado devido a divergências com a política econômica do governo Lula.

3) Paulo Nakatani – UFES e SEP
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1971), mestrado em Système de L`économie Mondiale – Université de Paris X, Nanterre (1981), doutorado em Ciências Econômicas – Université de Picardie (1982) e pós-doutorado na Université Paris XIII (2002). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Espírito Santo, membro do Conselho Editorial da Revista de Economia Critica e Presidente da SEP – Sociedade Brasileira de Economia Política. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Estado, Política Monetária e Fiscal do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Capitalismo Contemporâneo, Socialismo, Política Econômica, Política Monetária, Setor externo e Política Fiscal.

Dia 21/07
Mesa Temática – Noite: 19h às 21h
Crise e Imperialismo: As estruturas internacionais de poder

1) Claudio Katz – UBA
É economista, pesquisador do CONICET e professor da Universidad de Buenos Aires. É autor de inúmeros textos de interpretação do capitalismo contemporâneo e da realidade latino-americana. Participa ativamente de fóruns por todo o continente de impugnação do livre-comércio, endividamento externo e militarização. Seus três últimos livros são “El porvenir del socialismo” (menção honrosa no Prêmio Libertador al Pensamiento Crítico Venezuela 2005), “El rediseño de América Latina” e “Disyuntivas de la izquierda en América Latina”. Como integrante do EDI (Economistas de Izquierda) publicou vários ensaios sobre a conjuntura política e social da Argentina.

2) João Pedro Stédile – MST
Formado em Economia pela PUC-RS, com pós-graduação no México na Universidad Nacional Autónoma de México. É também ativista e um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, fazendo parte da coordenação nacional do MST e da Via Campesina Brasil, além de ser autor de diversas publicações que sobre a questão agrária brasileira. Atuou como membro da Comissão de Produtores de Uva dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul, na região de Bento Gonçalves. É autor e co-autor de vários livros sobre a questão da reforma agrária.

3) José Luis Oreiro – UnB
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor adjunto do departamento de economia da Universidade de Brasília. Foi professor do departamento de economia da Universidade Federal do Paraná de 2003 a 2008, onde exerceu o cargo de Diretor do Centro de Pesquisas Econômicas (CEPEC), de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (2004-2008) e de coordenador do Boletim Economia & Tecnologia (2005-2007), do qual foi o fundador. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Dinâmica Macroeconômica.

Dia 23/07
Mesa Temática – Manhã: 9h às 11h
O Brasil no Contexto Latino-Americano: (SUB) Imperialismo ou Integração?

1) Marcelo Dias Carcanholo – UFF
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Marx e marxismo (NIEP-UFF). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Economia Marxista e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: neoliberalismo, vulnerabilidade externa, abertura externa, Economia Brasileira e América Latina.

2) Mathias Seibel Luce – UFRGS
Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Relações Internacionais pela UFRGS (2007). Tem experiência nas áreas de História Contemporânea Mundial e da América e de Política Internacional. Desenvolve pesquisas sobre Teoria do Imperialismo, Teoria Marxista da Dependência, marxismo e Relações Internacionais, Teoria da Integração Regional e Geopolítica Internacional.

3) Theotonio dos Santos – UFF
Possui graduação em Sociologia e Política e Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (1961), mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1964) , doutorado em Economia Por Notório Saber pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Economia Por Notório Saber pela Universidade Federal Fluminense (1995) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense, Coordenador de Cátedra da Unesco e Membro de corpo editorial da Monitor Mercantil. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional.

Mesa Temática – Noite: 19h às 21h
A Crise e o Comércio Internacional

1) Frederico Gonzaga Jayme Jr – UFMG
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), obteve o mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e o doutorado em Economia pela New School for Social Research, Nova York – EUA (2001). É atualmente Professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1991. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Restrição Externa ao Crescimento, Sistema Financeiro e Finanças Públicas.

2) Helio Marcos Coutinho Beltrão – IMB e IM
Fundador e atual Presidente do Instituto Mises Brasil, é também fundador/membro do Conselho Consultivo do Instituto Millenium.
Possui graduação em Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) com MBA em finanças pela Columbia University em New York – graduação com distinção Beta Gamma Sigma. Foi executivo do Banco Garantia, ex-sócio da Mídia Investimentos (private equity), atual sócio da Sextante Investimentos (gestão de fundos) e membro do conselho de administração do Grupo Ultra, da Artesia Investimentos e da Le Lis Blanc. Também é membro do conselho consultivo da Ediouro Publicações e Lab SSJ.
Tem como principais áreas de conhecimento: Finanças, Economia, Filosofia da Liberdade, Governança Corporativa e Sistemas de remuneração.

3) Nildo Domingos Ouriques – IELA e UFSC
Atualmente é presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado em Economia na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) onde também atuou no jornalismo e como professor na Faculdade de Economia. Consagrou sua atuação na universidade brasileira aos estudos latino-americanos com diversas publicações nesta área, especialmente em temas como a dependência e o subdesenvolvimento, o endividamento externo e interno, as migrações, entre outros. Professor do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Econômico da Benemérita Universidade de Puebla (UAP-México).

Arte, cultura e eventos

As programações de Arte e Cultura serão inseridas nas JANELAS que são espaços entre os eventos acadêmicos. A organização prevê apresentações de cultura local e nacionais como Boi-de-mamão, Dança Afro, Índios, Dança Alemã, etc. Estão previstas também amostras de filmes, curtas-metragens, teatro e circo. Na parte artística serão oferecidas oficinas de capoeira, grafite, entre outras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img