18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Encontro Nacional na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

spot_img

Encontro Nacional na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

spot_imgspot_img

O mercado de cinema infantil brasileiro vive um bom momento. Somente neste mês terão lançamento nacional na 10º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis dois longas para crianças, que devem estrear no circuito comercial até o final do ano. São filmes realizados por dois grandes produtores de cinema no Brasil, Uma Professora muito Maluquinha, produzido por Diler Trindade, e Tainá 3, por Pedro Rovai.

Os dois juntos são detentores das maiores bilheterias de cinema nacional para a infância. Diler é o produtor dos filmes da Xuxa, de Renato Aragão e da Turma da Mônica, e Pedro Rovai, que lançou o Tainá 1 em 2001 e desde então investe com sucesso na continuação deste personagem carismático.

Mesmo com um quadro favorável de produção e público, por que o cinema voltado para a infância ainda recebe pouco incentivo do Governo? Por que sendo o cinema para as crianças formador de platéia para o cinema nacional, não faz parte de um plano estratégico de fortalecimento da produção brasileira?

Em que momento devemos dialogar com o distribuidor e exibidor para desenvolver estratégias visando o sucesso de público? Como estabelecer parcerias com as TVs e como atender a gigantesca demanda de conteúdo dos cineclubes?

Estas são algumas das questões que serão debatidas no 7º Encontro Nacional de Cinema Infantil, que terá como tema fomento, produção e mercado. A Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana, é presença confirmada. A expectativa do setor é que ela anuncie novas políticas para a infância já que a fatia de investimentos estatais em cinema para esta faixa etária no Brasil não ultrapassa os 3% ou 4%.

O Encontro ocorre durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e ainda vai reunir outros profissionais, como Sílvio Da Rin (TV Brasil), Abrão Scherer (distribuidor, da Imagem filmes), Adhemar de Oliveira (exibidor, da Cinespaço) e João Baptista Pimentel Neto (presidente do Congresso Brasileiro de Cinema), além dos produtores Pedro Rovai e Diler Trindade. A mesa será realizada das 8h30 às 12h30 e terá mediação de Francisco Cesar Filho, presidente do Fórum dos Festivais.

Participarão também do Encontro, como convidados, as diretoras Rosane Svartman e Carla Camurati, além de Patrícia Durães, do Cine Espaço e o produtor Andrés Lieban, da Série da Discovery Kids, Meu AmigãoZão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img