27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Encontro promove debate sobre os mistérios da mente humana

spot_img

Encontro promove debate sobre os mistérios da mente humana

spot_imgspot_img

Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping promove evento do ciclo de palestras sobre Filosofia Clínica

Temas que envolvem a psique humana sempre aguçam a curiosidade e despertam indagações. O cérebro é capaz de reproduzir sentimentos, abstrações, pressentir ações futuras e até mesmo, coordenar atitudes e estimular a imaginação.

No próximo dia 20 de julho, quarta-feira, o filósofo clínico Bruno Packter irá debater sobre o tema Filosofia Clínica e alguns fenômenos da mente, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. O evento, com início às 19h30, terá entrada franca.

Para a Filosofia Clínica as chamadas abstrações estão indiretamente relacionadas aos sentidos, e diretamente ligadas a questões como conceitos e ideias. “As abstrações dizem respeito aos ‘movimentos’ soltos dos conceitos intelectuais, e nem sempre possuem fundamentos lógicos”, diz Bruno Packter.

O filósofo explica que afirmar que o pensamento é livre e o corpo não é uma comparação inválida. “Em Filosofia Clínica não podemos dizer que o pensamento é livre. Em muitos casos ele pode ser estrutural e organicamente mais limitado do que o corpo. Por exemplo, existem pessoas que vivem presas nos seus próprios pensamentos, aprisionadas nos seus devaneios, trazendo muitas vezes, como decorrência, o sofrimento”.

Bruno diz também que, em certas ocasiões, são os estímulos produzidos pela mente que levam o indivíduo a realizar determinadas ações. “Um exemplo seria uma pessoa que idealiza ter um automóvel e, para isso, cria condições para que isso se torne realidade”.

Aos que idealizam a si mesmo, o palestrante alerta: “Nem sempre somos o que pensamos. Algumas pessoas são aquilo que buscam, que amam ou que possuem materialmente”.

Sobre o palestrante

Bruno Packter é graduado em Filosofia pela UNISUL, em Florianópolis, e pós-graduado em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, de Porto Alegre.

Professor do curso de graduação à distância em Filosofia pelo Instituto Packter, também ministra o curso de pós-graduação presencial em Filosofia Clínica nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque e Tubarão.

Sobre o evento

A palestra Filosofia Clínica e alguns fenômenos da mente, ministrada por Bruno Packter, será no dia 20 de julho, ás 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img