19.1 C
fpolis
sábado, outubro 23, 2021
cinesytem

Epagri inicia nesta quinta-feira, 30, curso online de construção com bambu

spot_img

Epagri inicia nesta quinta-feira, 30, curso online de construção com bambu

spot_img

Começa neste dia 30 de setembro, às 19h, a capacitação online Construção com bambu para obras de pequeno porte. O curso é transmitido pelo canal de capacitações da Epagri no YouTube e terá mais duas aulas, nos dias 7 e 14 de outubro. A atividade faz parte do Projeto Bambu, conduzido pela Epagri em parceria com a Associação Catarinense do Bambu (BambuSC).

A primeira aula inicia às 19h do dia 30, com o tema Espécies utilizadas e recomendação de colheita. No dia 7 de outubro, também às 19h, será abordado o Beneficiamento de varas de bambu. A última etapa acontece no dia 14 de outubro, no mesmo horário das anteriores, com o assunto Detalhes construtivos.

As três aulas serão ministradas por Alexandre Oliveira Vitor, da BambuSC e permanecerão disponíveis no canal de capacitação da Epagri. Não é preciso se inscrever para participar e o curso é gratuito.

Projeto bambu

Gilmar Carlos Michelon Dalla Maria, extensionista da Epagri em Curitibanos, explica que o Projeto bambu tem quatro linhas de ação. As duas primeiras focam em capacitar famílias rurais e lideranças na produção e manejo de bambuzais e ensiná-las a transformar o bambu em renda em suas propriedades. O projeto também envolve pesquisa, que está sendo realizada em sete unidades implantadas em postos estratégicos do Estado para avaliar o desempenho de alguns cultivares.

A última linha de ação objetiva o acompanhamento da tramitação, na Assembleia Legislativa de SC, de projeto de lei de incentivo à produção e utilização do bambu. Gilmar explica que o projeto, escrito pela Epagri em parceria com a BambuSC, já passou por todas as comissões da Assembleia e deve estar aprovado até o final do ano. “O objetivo da proposta é fazer com que instituições do setor agropecuário se envolvam mais com essa cadeia produtiva e sejam criadas políticas públicas de fomento, através da Secretaria de Estado da Agriculta, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

Segundo Gilmar, há pelo menos quatro anos a Epagri promove cursos pelo Estado envolvendo o uso de bambu. As atividades foram paralisadas no ano passado, em decorrência da pandemia. Neste ano, além do curso on-line, a Epagri também está oferecendo cursos presenciais, ministrados pelo próprio extensionista e respeitando todas as normas sanitárias contra a Covid 19. Já foram promovidas aulas em Agronômica, Arrio Trinta e Ouro. A próxima edição acontece no município de Lacerdópolis. Mais informações no escritório local da Epagri.

Sustentável

“Existem no mundo cerca de 1.300 espécies de bambu. O Brasil, que tem clima favorável para desenvolvimento da planta, é o líder de ocorrências nas Américas, com cerca de 200 espécies”, enumera Gilmar.

Segundo o extensionista, bambus são um dos recursos naturais que mais apresentam oportunidades para exploração econômica direta e sustentável e vêm ganhando espaço em vários setores da sociedade como material complementar ao uso da madeira. Além disso, pode ser utilizado em reflorestamentos, na recomposição de matas ciliares e como protetor e regenerador ambiental.

“A exploração da cultura do bambu e de sua cadeia produtiva pode beneficiar o meio ambiente, evitando o corte de árvores e matas nativas e gerando renda e empregos, além de contribuir para fixar o homem no campo”, avalia Gilmar.

Para assistir às aulas é só clicar nos links nos dias e horários agendados

  • Dia 30/9, às 19h: Espécies utilizadas e recomendação de colheita, assista AQUI.
  • Dia 7/10, às 19h: Beneficiamento de varas de bambu, assista AQUI.
  • Dia 14/10, às 19h: Detalhes construtivos, assista AQUI.

Foto: O Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis tem móveis de bambu produzidos em umas das oficinas realizadas antes da pandemia (Foto: Aires Mariga / Epagri)

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img