19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Equipamento em praça de São José permite comunicação direta entra cidadãos e Guarda Municipal

spot_img

Equipamento em praça de São José permite comunicação direta entra cidadãos e Guarda Municipal

spot_imgspot_img

A Prefeitura de São José está testando um novo equipamento para facilitar a comunicação entre os moradores e a Guarda Municipal proporcionando mais segurança nas praças da cidade. 

O projeto piloto, disponibilizado gratuitamente por uma empresa, foi instalado na Praça Adriano Farias, no bairro Forquilhinha. O toten permite que os moradores apertem o botão de emergência, fazendo com que as duas câmeras instaladas no entorno da praça sejam direcionadas para o local. Uma tela será aberta na Central de Videomonitoramento e o morador poderá conversar com um agente da Guarda Municipal de São José para denunciar qualquer problema no espaço público.

O secretário adjunto de Segurança, coronel Vânio Dalmarco, explica que o objetivo do toten é repreender atos de vandalismo, uso de drogas e depredação de espaços públicos. “Além da comunicação com órgãos de segurança sem deslocamento, o equipamento ligará uma sirene e um agente da GMSJ vai chamar atenção em casos de atos de vandalismo”, ressalta.

Veja o funcionamento do aparelho:

A Central de Videomonitoramento monitora a cidade 24 horas por dia com 210 câmeras em 170 pontos diferentes em entradas e saídas dos bairros. A ideia é criar uma parceria com os moradores que residem no entorno das praças e parques para facilitar o atendimento das ocorrências.

Segundo a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, se a população fizer o uso adequado do equipamento e o resultado for positivo, a ideia é, futuramente, implantar aparelhos em todas as praças do município para estreitar a relação entre a segurança e os cidadãos de São José. “Além da interação com a GMSJ, o equipamento permite um canal rápido entre a população e a central de videomonitoramento, que monitora a cidade 24 horas por dia”, salienta Andréa Pacheco.

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img