24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Equipe de Santa Catarina conquista 37 medalhas na primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude

spot_img

Equipe de Santa Catarina conquista 37 medalhas na primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude

spot_imgspot_img

Santa Catarina fechou neste domingo, 7, a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos, em Londrina-PR, com 37 medalhas nas modalidades individuais _ foram 12 ouros, 15 pratas e 10 bronzes nos três primeiros dias de disputas, com destaque para a ginástica rítmica, o tênis de mesa e a natação. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O número total é o novo recorde de Santa Catarina nos Jogos Escolares 12 a 14 anos, superando as 34 conquistadas nas modalidades individuais em 2013, em Natal-RN. E dobrou o número de ouros (12 agora, contra 6 no ano passado). Agora os 95 participantes da primeira etapa retornam para casa no domingo à noite, e nesta segunda-feira chegam outros 97 para competir nas modalidades coletivas entre a terça-feira, 9, e o sábado, dia 13.

O domingo começou com ouro no ciclismo, com Vitória Chavier Claudino (EEB Frederico Navarro Lins/Rio do Sul) na prova de resistência. Os demais vieram à tarde, com Enzo Vinícius Nakashima (Colégio Elias Moreira/Joinville) no individual do tênis de mesa (ele já tinha um ouro em duplas e um bronze por equipes), Ana Giulia Pereira Zortéa (Colégio Marista/Criciúma) na natação, prova dos 100 metros Peito, e no revezamento 4 x 75 metros masculino no atletismo.

Mas o destaque ficou para o show das meninas da ginástica rítmica. Mariany Miyamoto (Colégio Bom Jesus/Joinville) se transformou no grande nome da delegação catarinense (e dos Jogos), faturando quatro ouros (três neste domingo, no individual-geral e nos aparelhos bola e fita. E todas com direito a dobradinha no pódio com Alessandra Cunha dos Santos (Colégio Barão do Rio Branco/Blumenau), dona de quatro pratas.

Quem também ganhou duas pratas no domingo foi Thiago Carsten Dobuchak (Colégio Bom Jesus/Blumenau) no torneio principal e no xadrez rápido (blitz) e Gabriela Xistel (Escola Avelino Marcante/Joinville) no lançamento de disco e no arremesso de peso.

Em número absoluto de medalhas, nenhum atleta catarinense voltará com tantas para casa como Natalia Behm da Silva (EEB Bom Pastor/Chapecó). Com seis conquistas e aproveitamento de 100% (subiu ao pódio em todas as provas que caiu na piscina), ela faturou um ouro, uma prata e quatro bronzes, três em provas individuais e três em revezamentos.

Nos Jogos Escolares da Juventude, Santa Catarina está presente com uma delegação de 192 pessoas, coordenada pela Fesporte.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img