fique por dentro de floripa

- Variedades - Equipe do Veleiro ECO participe do evento Curta o Parque neste domingo

28.02.2020

Equipe do Veleiro ECO participe do evento Curta o Parque neste domingo

28.02.2020
Equipe do Veleiro ECO participe do evento Curta o Parque neste domingo
Foto: Arquivo Veleiro

O Veleiro  ECO da UFSC  atraca na Praça da Luz, em Florianópolis, no dia 1º de março, durante o Curta o Parque, organizado pela AAPLuz. No evento, a equipe da embarcação participa do estande Ciência Acessível, em parceria com pesquisadores de Joinville.

Ao longo do dia, o professor Paulo Horta e graduandos do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina realizarão palestras sobre os resultados da expedição realizada em janeiro, na Baía Norte, em Florianópolis, que verificou os impactos da poluição na região.

Os visitantes poderão ainda conferir a exposição autoguiada sobre lixo marinho e descobrir de perto mais detalhes do Veleiro ECO, veleiro de expedições científicas oceanográficas.

O Veleiro

O Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil, foi totalmente desenvolvido e construído na Universidade Federal de Santa Catarina. A construção iniciou em 2012 e foi concluído com lançamento ao mar em 2018. A primeira vez que o Veleiro tocou a água concentrou boa parte da atenção da mídia catarinense e brasileira pelo ineditismo do projeto. Antes disso, porém, o barco já participava de eventos, sendo uma das principais atrações. Como na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC, e na Stopover Itajaí Volvo Race.

Foi o protagonista do I Encontro sobre o Lixo Marinho do Atlântico Sul, promovido pela equipe do ECO. Realizado em 2017, o evento reuniu figuras públicas e pesquisadores renomados como os velejadores Vilfredo Schurmann e Amyr Klink e os cientistas Alexandre Turra e Paula Sobra. 

Além de participar destas ações, por diversas ocasiões o Veleiro ancorou para receber visitantes ilustres, o público e estudantes de escolas catarinenses. A presença das crianças e adolescentes e da população em geral é importante para despertar o interesse sobre as questões ambientais, sobre a ciência e a tecnologia brasileiras. 

A visitação sempre teve como aliada a educação ambiental. Ao realizar atividades que promovem a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, a equipe do ECO ganha novos tripulantes que, mesmo em terra, estarão contribuindo para a conservação da natureza, missão maior do Veleiro ECO. 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Cantor Vitão chega em agosto ao Drive Park

14.07.2020

Cantor Vitão chega em agosto ao Drive Park

Marcoliva reúne Todos os Santos

14.07.2020

Marcoliva reúne Todos os Santos

Doc Cisne Negro - Uma homenagem a Cruz e Sousa será lançado nesta quinta pelo Street Art Tour

14.07.2020

Doc Cisne Negro - Uma homenagem a Cruz e Sousa será lançado nesta quinta pelo Street Art Tour

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.