20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

ERRO Grupo encena ‘Formas de Brincar’ nesta sexta-feira no Centro de Florianópolis

spot_img

ERRO Grupo encena ‘Formas de Brincar’ nesta sexta-feira no Centro de Florianópolis

spot_imgspot_img

Nesta sexta-feira, 3, a partir das 12h, o ERRO Grupo, coletivo de teatro de rua, performance e intervenção urbana, faz a última apresentação de "Formas de Brincar", que teve estreia em 2010 e será encenado na esquina da Rua Felipe Schmidt com a Rua Trajano, no Centro da Capital. A apresentação faz parte do projeto "Insistência: Atividades de Fomento Local e Manutenção".

Como transformar a brincadeira popular das Cinco Marias em uma narrativa dramatúrgica onde o corpo passa a ser o elemento lúdico para contar uma história? Foi a partir deste questionamento que o ERRO Grupo desenvolveu este trabalho, onde explora o jogo na dramaturgia.

"Formas de Brincar" é a continuidade de um dos focos de pesquisa do grupo – a intersecção da arte ao cotidiano, pensada por meio dos jogos que permeiam o ambiente urbano em forma de teatro de rua, intervenção urbana e performance. O último expoente dessa pesquisa do grupo após "Formas de Brincar" foi a obra "HASARD", de 2012.

Nas apresentações, o grupo (três atrizes e dois performers) experimenta diversas reações ao jogo que propõe em plena rua. As ações das atrizes, que em um primeiro momento podem causar estranhamento, logo são assimiladas pelo público que participa ativamente d a peça de rua e atua como agente da ação dos performers.

Como os questionamentos da obra tratam da objetificação estética e disciplinadora do corpo humano, explorando a rua como campo de um jogo específico influenciado por uma série de outros jogos populares, Formas de Brincar incita a participação direta dos outros corpos presentes que, por consequência, também se transformam em peças do mesmo jogo.

A performance tem concepção e dramaturgia de Luana Raiter e Pedro Bennaton (que também assina a direção), com a participação das atrizes Sarah Ferreira, Luana Raiter e Paula Felitto e dos performers Wellington Bauer e Luiz Henrique Cudo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img