25.2 C
fpolis
terça-feira, outubro 26, 2021
cinesytem

ERRO Grupo apresenta “Buzkashi” no Centro da cidade

spot_img

ERRO Grupo apresenta “Buzkashi” no Centro da cidade

spot_img

O ERRO Grupo realiza, do dia 13 a 18 de dezembro, seis apresentações de “Buzkashi”. As intervenções serão realizadas nas ruas do Centro de Florianópolis em diferentes horários. O grupo é dirigido por Pedro Bennaton, professor de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e é formado por alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Cênicas e de Artes Plásticas do Centro de Artes (CEART) da universidade.

Na intervenção, o elenco joga o jogo proposto: a disputa de um objeto e os performers realizam ações específicas, contínuas, reflexos do jogo. Isto proporciona um ambiente de tensão que arma uma zona propícia para a reflexão sobre os conflitos da sociedade que giram em torno da posse de objetos e territórios.

Em “Buzkashi”, tudo gira em torno de objetos e todas as ações humanas são realizadas através dessa relação obsessiva. O objeto preenche e decepciona simultaneamente, se designa a um mundo real, mas também a sua ausência. O objeto possui um papel dramático, é um ator com papel principal.

“Buzkashi” é uma releitura do jogo homônimo do Afeganistão que consiste em dois times de jogadores, montados a cavalo, na disputa pelo corpo e pedaços de um bode morto, cuja tradução literal para o português é “pega-bode”. O vencedor deste jogo milenar é aquele que reunir mais partes do animal. Ao final, os times e a torcida reúnem-se para comer o bode, o objeto de disputa.

Sobre o ERRO Grupo

Fundado em 2001 e com sede em Florianópolis, o ERRO Grupo experimenta a arte como intervenção no cotidiano das pessoas por meio do teatro de rua. Através da construção de situações, tem como um dos seus focos de pesquisa a invasão do espaço público e a diluição da arte no dia-a-dia da sociedade. No currículo do grupo, além de participações em eventos nacionais e internacionais, estão prêmios como Funarte Artes Cênicas na Rua, Prêmio Myriam Muniz de Teatro Funarte/Petrobrás, Prêmio Interferências Urbanas, Prêmio Franklin Cascaes de Cultura.

Sobre o Programa Petrobras Cultural

O Programa Petrobras Cultura completou seis edições em 2009, somando 1.077 projetos culturais contemplados em seleções públicas e R$ 249,8 milhões investidos. Os projetos culturais contemplados através dos editais, provenientes de todos os estados brasileiros, abrangem três linhas de atuação – Preservação e Memória, Produção e Difusão, e Formação; oito segmentos culturais (Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema, Fotografia, Música, Literatura, Patrimônio e Artes Integradas) e diversas linguagens artísticas.

Serviço:

• 13 de dezembro às 17h30 – Rua Conselheiro Mafra, em frente ao Center Magazine.
• 14 de dezembro às 17h30 – Rua Trajano, em frente às Casas Bahia.
• 15 de dezembro às 17h30 – Rua Felipe Schmidt, na altura da Igreja São Francisco.
• 16 de dezembro às 12h – Rua Trajano, em frente às Casas Bahia.
• 17 de dezembro às 12h – Rua Felipe Schmidt, na altura da Igreja São Francisco.
• 18 de dezembro às 17h30 – Rua Conselheiro Mafra, em frente ao Center Magazine.

Evento gratuito

ERRO Grupo – Mais informações e contatos:
www.errogrupo.com.br
erro@errogrupo.com.br
http://www.youtube.com/user/ErroGrupo

spot_img
spot_img