fique por dentro de floripa

- Educação - Escola da rede municipal de Floripa promove atividade de limpeza na praia de Sambaqui

29.08.2018

Escola da rede municipal de Floripa promove atividade de limpeza na praia de Sambaqui

29.08.2018
Escola da rede municipal de Floripa promove atividade de limpeza na praia de Sambaqui
Foto: SME/ Arquivo

A direção da Escola Básica Municipal da rede de Florianópolis Marcolino José de Lima e o educador ambiental Jan Daniel Lorenzon promoveram uma aula de sustentabilidade. Pela parceria, os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental foram limpar a praia de Sambaqui.  Da escola, que fica na Barra do Sambaqui, até o local,  as turmas fizeram uma caminhada de 30 minutos.

Na praia, as atividades começaram com um bate-papo com as crianças. Temas como reciclagem, a prática do stand-up paddle e o uso dos recursos naturais foram abordados. Brincadeiras lúdicas alternadas com responsabilidade social foram desenvolvidas, assinala Jan, responsável pelo projeto “Remar, limpar e ensinar”, que consiste em recolher resíduos em praias desertas e semidesertas utilizando o stand-up paddle, que é remar em pé em cima de uma prancha de surfe.

Os estudantes entenderam, após um dia descontraído e de muito aprendizado, que não importa quem jogou o lixo no chão, que recolher e colocar no lugar certo é importante e necessário para o bem do meio ambiente. No fim quem ganha é a natureza.

“Se faz necessário uma conscientização ambiental, sobretudo por parte de nós educadores, já que também é nossa responsabilidade a formação cidadã de nossos alunos”, afirma a diretora Gisele Dias.

“Ensinar nossas crianças atitudes sustentáveis é benéfico para formar adultos conscientes que cuidam e espalham o respeito pela natureza”, salienta o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

Remar é preciso

Remar, limpar e ensinar” nasceu através de uma caminhada por uma praia deserta. Jan conta que se assustou e se preocupou com a sujeira na areia e no mar.

Com o geógrafo Fabrício Almeida, criou a iniciativa, onde recolhe, cataloga e separa os lixos recolhidos na natureza.

Todo o resíduo é utilizado nas brincadeiras da gincana ambiental que o articulador faz em escolas.  Seu objetivo é conscientizar a garotada a fim de mudar o cenário ambiental.

As informações são da Assesoria de Comunicação da Prefeitura. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

“Este é um país de hipócritas. Tudo abriu menos as escolas”

16.09.2020

“Este é um país de hipócritas. Tudo abriu menos as escolas”

Carta aberta à população | 200 dias sem aulas: menos política, mais ação

14.09.2020

Carta aberta à população | 200 dias sem aulas: menos política, mais ação

‘Com Você no Enem’: plataforma prepara jovens de todo o País para o exame

10.09.2020

‘Com Você no Enem’: plataforma prepara jovens de todo o País para o exame

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.