21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Escola de Música promove show gratuito nesta quarta com músicos de Florianópolis

spot_img

Escola de Música promove show gratuito nesta quarta com músicos de Florianópolis

spot_imgspot_img

A Escola Livre de Música de Florianópolis, no Centro da Capital, terá hoje mais uma edição do Projeto Quarta Musical. Subirá ao palco o grupo de choro formado por alunos e professores dos núcleos do Centro e do Campeche. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a apresentação ocorre nesta quarta-feira, 17, às 17h30, com entrada franca. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 Realizado no intervalo das aulas, entre os turnos vespertino e noturno, o Projeto Quarta Musical tem como proposta fazer a cada 15 dias apresentações musicais na concha acústica, no pátio ou no auditório da Escola Livre de Música de Florianópolis, no Centro. A programação é aberta à participação de alunos, professores e artistas convidados, com acesso gratuito ao público interessado.

 Em breve, a agenda cultural também vai contemplar a apresentação da Orquestra Experimental de Música Brasileira Contemporânea, composta por alunos dos cursos de instrumentos do ciclo intermediário. O grupo já está ensaiando desde março preparando um repertório para apresentações visando ao processo de profissionalização musical.

 Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Quarta Musical, pretende incentivar a apreciação e o compartilhamento de experiências sonoras com realização de atividades artísticas de música fora das salas de aula. O formato de apresentação tem como objetivo ampliar a interação entre alunos e professores das várias disciplinas e fomentar a formação de grupos musicais, bandas e orquestras.

 A iniciativa também propicia ao público conhecer o trabalho realizado na Escola Livre de Música de Florianópolis, que atende cerca de 600 alunos em núcleos no Centro e no Campeche. O programa de educação musical realizado no município conta com patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet.

 Choro coletivo

 O grupo de choro foi criado em 2012, a partir de disciplina prática ministrada no curso oferecido pela Fundação Cultural Simpozio, no Campeche. Com a implantação da Escola Livre de Música e a parceria com a entidade para funcionamento do núcleo da ELM no bairro, a atividade ganhou maior incentivo. Em 2014, a prática de choro passou a ser disciplina eletiva no núcleo do Centro, o que proporcionou maior integração entre os alunos das duas unidades educativas.

 Sob a coordenação do professor Geraldo Vargas, o Grupo de Choro da Escola Livre de Música vai apresentar composições de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, entre outros nomes do gênero. As canções receberam um arranjo especial para a apresentação dos alunos. O grupo já tem participado de alguns eventos como a Fenaostra (2014) e a Conferência Municipal de Cultura (2015). 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img