fique por dentro de floripa

- Educação - Escola Dinâmica lança pedra fundamental de unidade bilíngue no Leste da Ilha

20.05.2019

Escola Dinâmica lança pedra fundamental de unidade bilíngue no Leste da Ilha

20.05.2019
Escola Dinâmica lança pedra fundamental de unidade bilíngue no Leste da Ilha
Foto: Escola Dinâmica - Unidade Leste da Ilha (Rio Tavares) / Divulgação

Pioneira no ensino de duas línguas em Florianópolis, escola abrirá a quarta unidade no bairro Rio Tavares, já para o ano letivo de 2020
 
Pioneira no ensino bilíngue em Florianópolis, a Escola Dinâmica lançou, no dia 11 de maio, a pedra fundamental da construção de sua primeira unidade no Leste da Ilha, no bairro Rio Tavares, que estará pronta para o ano letivo de 2020. A escola se instalará em uma área arborizada de 40 mil metros quadrados na Rodovia Antônio Luiz Moura Gonzaga, n° 1.400.
 
Será a quarta unidade da Escola Dinâmica, que tem 40 anos e já oferece ensino bilíngue no Centro, Jurerê Internacional e Vargem Grande (onde funciona a sua Unidade Ambiental). No próximo ano a unidade do Leste da Ilha vai oferecer turmas do 1° ao 4° ano da educação infantil, e a cada novo ano letivo abrirá uma série de ensino mais avançada, até alcançar o ensino médio.
 
'Nosso projeto também contempla a oferta de High School no ensino médio desta nova unidade', antecipa a diretora Carol Diener. A Dinâmica também foi a primeira escola a oferecer High School, o ensino médio bilíngue no padrão norte-americano, com direito a diploma válido nos Estados Unidos, sem necessidade de intercâmbio.
 
O espaço no Leste conta com ampla área verde, um lago e vegetação que será preservada no projeto da nova unidade. 'Todo o projeto foi pensado no conceito de sustentabilidade, e já conta com uma horta orgânica ativa que no futuro vai servir à escola e ao condomínio onde a unidade estará inserida', explica Carol.
 
“Optamos por esta unidade no Leste em razão do crescimento da região, dos investimentos no sistema viário e no aeroporto, e consequente crescimento dos condomínios. Além disso, os moradores desta região se destacam pela filosofia de vida sustentável e voltada à saúde, resultando em mais qualidade de vida, valores que a Dinâmica cultiva fortemente”, diz Carol.
 
O aluno como protagonista na construção do conhecimento
 
O projeto da nova unidade da escola foi elaborado pelo escritório MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados, e contempla na fachada a 'Porta do Saber', uma área com biblioteca com paredes de vidro, galeria de arte dos alunos e espaço para encontros. 'Escolhemos o local pela orientação solar: o prédio aproveitará ao máximo a luz natural e sua arquitetura será um elemento de auxílio no processo de construção do conhecimento, com aberturas totalmente integradas à natureza e salas que se abrem para o exterior e se desdobram em várias áreas, pensadas para fomentar o aprendizado', detalha a diretora.
 
A Dinâmica ensina ajudando o aluno a ser protagonista do conhecimento, e o processo de construção do saber na escola passa, essencialmente, pela vivência dos estudantes junto à natureza, dentre outros campos para descobertas. 'É uma proposta pedagógica inovadora. Acreditamos na potencialidade e protagonismo das crianças, que são encorajadas a sempre desenvolverem o seu melhor. Os contextos de aprendizado que buscamos oferecer apresentam desafios, provocam a reflexão, estimulam a capacidade criativa e a busca de solução para problemas', relata Carol, destacando que o pensamento de alta demanda cognitiva é que norteia as atividades pedagógicas na escola.
 
Na Unidade Leste, como nas demais, a Dinâmica também objetiva formar uma 'comunidade de aprendizes', por meio de uma parceria envolvendo pais, alunos e a comunidade. 'Compartilhamos a responsabilidade de formar cidadãos felizes, capazes e comprometidos em buscar seus sonhos e atingir seu sucesso pessoal e do seu entorno', explica.
 
 
 
 
 
 
 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Alunos de SC poderão aprofundar o conhecimento fora da sala de aula

18.08.2019

Alunos de SC poderão aprofundar o conhecimento fora da sala de aula

Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro

16.08.2019

Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro

Colégio Energia de Florianópolis realiza game em sala de aula

15.08.2019

Colégio Energia de Florianópolis realiza game em sala de aula

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.