Florianópolis, 12 de julho de 2024

Escola em Florianópolis foi construída em apenas 42 dias

spot_img

Abertas as inscrições para o Projeto Rally Panvision

A sexta edição da Maratona Cinematográfica realizada no Festival...

Aeroporto de Florianópolis conquista primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC

5ª edição do programa Aviação Sustentável premiou iniciativas capazes de...

CASAN melhora a rede de distribuição no Canto da Lagoa

O Canto da Lagoa é um dos lugares mais...

Compartilhe

Sistema construtivo em aço possibilitou que o projeto fosse concluído em tempo recorde; foram utilizadas 102 toneladas de aço

Graças à eficiência e rapidez proporcionadas pelo sistema construtivo modular em chapas de aço e perfis galvanizados, a escola Darcy Ribeiro, em Florianópolis, teve a sua construção concluída em tempo recorde, apenas 42 dias. O responsável pelo projeto, Roberto Becker, da Quick House, destacou que mesmo com a utilização de 102 toneladas de aço, a simplicidade foi a principal característica da obra, abrangendo todas as etapas, desde o projeto até a montagem no canteiro.

Desenvolvido com painéis autoportantes, Becker ressalta que o sistema construtivo em aço proporcionou uma abordagem simplificada tanto no projeto arquitetônico quanto na fabricação e montagem dos painéis, resultando em uma construção ágil e eficiente. “A execução segue uma sequência bem-marcada de serviços, realizada por equipes especializadas, que incluem fundações radier com instalações sanitárias de piso e polimento; montagem metálica de paredes e cobertura; colocação de telhas; instalações elétricas e sanitárias; revestimento externo com chapas cimentícias; colocação de lã de vidro em todas as paredes; revestimentos de gesso em paredes internas e forro; colocação de esquadrias; pintura de paredes, tetos e piso; além da instalação de tampos, louças, metais e acessórios”.

O arquiteto reforça ainda a importância da velocidade de construção alcançada graças ao sistema em chapas e perfis galvanizados. “O projeto, modulado em peças que podem ser transportadas em carretas comuns, tem todo o seu processo de logística facilitado. Outro benefício é que, devido a leveza das paredes executadas com esse sistema, é possível que a fundação seja resolvida com uma simples laje radier de rápida execução”.

Roberto Becker explica que graças ao sistema construtivo em aço também foi possível que o projeto arquitetônico da escola fosse cuidadosamente planejado para promover a sustentabilidade e o aproveitamento de recursos naturais. “Grandes janelas foram incorporadas nas fachadas, permitindo a entrada de luz natural e reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Outro detalhe que vale a pena mencionar é que o telhado inclinado foi projetado para captar a água da chuva, que é direcionada para um sistema de armazenamento e reutilização”.

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o projeto e consequentemente conclusão da Escola Darcy Ribeiro em apenas 42 dias são exemplos de inovação e eficiência na construção civil, que possibilitam ainda a exemplificação de diversos benefícios que podem ser proporcionados a uma obra quando os responsáveis optam pelo uso do sistema construtivo em aço. Além do tempo recorde, com o uso do aço, também foi possível a realização de uma obra com mínimos impactos ambientais.

A instituição acredita ainda que devido a bem-sucedida conclusão desse projeto, o sistema construtivo em aço poderá ser utilizado em cada vez mais construções, como universidades, hospitais, prédios comerciais e residenciais, o que contribui para mais agilidade, sustentabilidade e até mesmo fortalecimento econômico da indústria da construção civil brasileira.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.