fique por dentro de floripa

- Educação - Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro

16.08.2019

Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro

16.08.2019
Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro
Foto: Lélia Gamba, Túlio Sá e Ana Ouriques - Colégio Criativo

Três escolas particulares do bairro Estreito oficializaram esta semana a sua participação no Concurso de Redação do projeto “Sou Estreito e não largo”: o Colégio Criativo, o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima e o Colégio Antônio Peixoto. Na próxima semana devem entrar mais três escolas, sendo duas públicas.

O projeto “Sou Estreito e não largo”, que já recebeu o apoio da Prefeitura na semana passada, tem o objetivo de valorizar o bairro e resgatar o sentimento de pertencimento de seus habitantes. Nesta semana, o projeto foi apresentado com sucesso também na Associação Comercial de Industrial de Florianópolis (Acif) e na Câmara de Diretores Lojistas (CDL).

O Concurso de Redação “Sou Estreito e conto minha história” envolve os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa visa incentivar o resgate da escrita, oportunizando o reconhecimento de talentos da comunidade local e valorizando justamente o bairro Estreito, sua rotina e as histórias familiares. Serão premiados a primeira, segunda e terceira redação escolhidas, com divulgação dos vencedores no último fim de semana de setembro.

SOBRE O PROJETO

Criado pelo jornalista Paulo Scarduelli, o designer Jorge Dolzan e o publicitário Túlio Sá, o “Sou Estreito e não largo” quer estimular a partilha de valores e costumes do bairro, um dos mais populosos e dinâmicos de Florianópolis, e ressaltar o “espírito do lugar”. Para isso, serão criadas atividades que destaquem as peculiaridades do Estreito, que já foi chamado de João Pessoa e pertenceu ao município de São José até 1944.

Uma campanha institucional marcará o início das ações do projeto, que quer envolver moradores e comerciantes do bairro e áreas próximas, já que a parte continental de Florianópolis é conurbada e densamente povoada. Outra ideia é incentivar as pessoas a conhecerem melhor as características do bairro e consumirem ali, de forma a reforçar a economia local.

15 MIL POR CENTO

Além do concurso de redação, o projeto vai criar o “Baú dos Avós”, ação que visa estimular a busca de documentos antigos (como fotos e vídeos) guardados pelas famílias e que, compartilhados nas redes sociais, mostrem histórias humanas e as mudanças e transformações do Estreito nas últimas décadas.

Também estão previstas ações culturais, esportivas e de negócios, tudo com o objetivo de aproximar as pessoas e famílias em eventos solidários e descontraídos.

“Nosso projeto está tendo grande receptividade e mexendo positivamente com pessoas que moram no bairro e mesmo apaixonados pelo bairro que neste momento não moram aqui. Um dos termômetros são nossas redes sociais. Todo mundo quer contar sua história, dar ideias e ajudar. Para se ter ideia, nossa fanpage tinha apenas cinco seguidores na quinta-feira da semana passada e hoje está chegando nos 800 seguidores, um crescimento superior a 15 mil por cento”, comemora Paulo Scarduelli.

 

Saiba mais sobre o projeto:

www.souestreitoenaolargo.com.br

facebook.com/souestreito/

instagram: @souestreito

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Movimento Santa Catarina pela Educação apresenta projeto de qualificação do setor industrial

19.09.2019

Movimento Santa Catarina pela Educação apresenta projeto de qualificação do setor industrial

Udesc promove aula aberta sobre participação e democracia nesta sexta

17.09.2019

Udesc promove aula aberta sobre participação e democracia nesta sexta

Projeto social ensina empreendedorismo na escola

09.09.2019

Projeto social ensina empreendedorismo na escola

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.