20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Escolha da rainha e princesas marca o lançamento da 15ª edição da Fenaostra

spot_img

Escolha da rainha e princesas marca o lançamento da 15ª edição da Fenaostra

spot_imgspot_img

Com a escolha da rainha e das princesas, foi lançada na manhã desta quinta-feira, 18, a 15ª edição da Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana – Fenaostra, que acontece entre os dias 8 a 12 de outubro, no Centrosul. A solenidade de lançamento aconteceu no Museu da Escola Catarinense. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

No evento, com a presença de pelo menos uma centena de pessoas, foi eleita a Corte da 15ª Fenaostra: Violeta Bela da Silveira, 24 anos, como rainha; Juliana Carolina Policastro, 23 anos, como 1ª princesa; e Thaiza Wilwert, 24 anos, como 2ª princesa.

Abrindo as festividades de outubro em Santa Catarina a Festa aproveita os turistas que vem ao Estado, neste período, para apresentar a cultura local, a gastronomia e os artistas da região, para que eles possam vivenciar os costumes açorianos.

Realizada pela primeira vez em 1998, resgata a cultura tradicional da cidade e a gastronomia local, com destaque ao molusco que dá nome ao evento. A estimativa é de que neste ano a festa suplante em visitantes a edição do ano passado, que recebeu mais de 35 mil pessoas.

Seminário

Na manhã de abertura do evento, 8 de outubro, será realizado o seminário técnico promovido pelo Igeof e a Epagri, com o tema Ordenamento das áreas. Na ocasião, serão oferecidos cursos e palestras para os profissionais da maricultura, que receberão certificação ao final.

O Igeof realizou uma parceria, também, com o Projeto Bloco Verde – Blocaus, para reaproveitar todas as cascas de moluscos recolhidas no evento transformando-as em blocos ecologicamente corretos para serem usados na construção civil.
Atrações

Haverá na festa a apresentação do boi de mamão, pau de fita, stand up comedy, além das atrações e bandas locais, valorizando a nossa cultura.

O público infantil contará com um espeaço especial. Haverá também um espaço literário, destinado a contação de histórias, da literatura catarinense e Ilhéu, como Franklin Cascaes.

Já as oficinas de arte, realizadas de hora em hora, vão resgatar as tradições com a confecção de pipas, peteca, pão por Deus, pintura e desenho, papel marchê, argila e barro, dobradura, bonecos com casca de ostras, música e reciclagem de garrafas pet e papel.

Restaurantes

A Festa contará com 20 espaços gastronômicos, como restaurantes, quiosques, caminhão do peixe e outras atrações. Haverá, ainda, um boteco típico durante o evento. Confira alguns participantes desta edição:
Crepes Mania
Temakin
Bacalhau do Sassá
Fratelli
Santo Doce
Rancho Açoriano
Freguesia Bar e Restaurante
Fratellanza Italiana
Imigrantes Buffet
Mané Carioca
Açores Bar e Restaurante
Bar e Restaurante Vereda Tropical
Rancho da Ostra
Villa do Porto
Cafeteria da Iha
Cervejaria Original

Rancho do Pescador

O espaço irá contar a história e o processo de cultivo da estrela da festa, a ostra. No espaço, será reproduzido, também, um documentário elaborado por alunos de quatro unidades escolares da rede municipal de ensino. A iniciativa possibilitou a essas crianças o conhecimento sobre a atividade da maricultura, especificamente neste projeto, o cultivo da ostra, contribuindo no processo de aprendizagem delas.

Ostra em Florianópolis

A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano. A cidade possui o título de Capital Nacional da Ostra.

O molusco começou a se tornar mais frequente na mesa dos catarinenses a partir do início da criação local das ostras e desde 1988 a reprodução é feita com sucesso em Florianópolis.

Os bairros de Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha são os principais núcleos de produção da Capital.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img