23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Escritor Fernando Morais faz palestra gratuita na noite de hoje no Sesc Cacupé

spot_img

Escritor Fernando Morais faz palestra gratuita na noite de hoje no Sesc Cacupé

spot_imgspot_img

O escritor e jornalista Fernando Morais, autor de Chatô, o rei do Brasil (1994), Olga (1985), A Ilha (1976), Corações Sujos (2000) e Os últimos soldados da Guerra Fria (2011), entre outros livros, será o palestrante na cerimônia de entrega do 2º Prêmio Fecomércio SC de Jornalismo, nesta quarta-feira, 10, às 19h, no Sesc de Cacupé, em Florianópolis. Morais falará sobre os "Rumos do jornalismo, crise na mídia tradicional e credibilidade das informações em tempos de redes sociais". O evento é gratuito e aberto ao público.

Em sua segunda edição, o Prêmio Fecomércio SC de Jornalismo vai distribuir R$ 60 mil em prêmios para as melhores matérias veiculadas na imprensa catarinense abordando temas como a representatividade do comércio na economia catarinense, competitividade empresarial, empreendedorismo, sindicalismo e associativismo empresarial, inovação, políticas públicas e legislação que contemplem a categoria econômica do comércio. Os prêmios são distribuídos em quatro categorias: Jornalismo impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Destaque acadêmico (para matérias dos cursos de Jornalismo das universidades catarinenses).

Mineiro da cidade de Mariana, onde nasceu em 1946, Fernando Morais atua no jornalismo desde a década de 1960, tendo trabalhado nas redações do Jornal da Tarde, Veja, Folha de S. Paulo e TV Cultura. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo, além de um Prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 2001, por Corações Sujos, e, do prêmio de Melhor Livro de não-ficção da 1ª Bienal do Brasil (em Brasília, em 2012), por Os últimos soldados da Guerra Fria. Seus livros foram traduzidos e publicados em 37 países. O filme Chatô, baseado na sua biografia de Assis Chateaubriand (1892-1968), o dono dos Diários Associados, dirigida por Guilherme Fontes, deve estrear ainda neste semestre.

Candidato a governador de São Paulo pelo PMDB, em 2002, Fernando Morais foi deputado (1978-1986), secretário da Cultura (1988-1991) e da Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Superior da Telesur, TV pública latino-americana sediada em Caracas, na Venezuela, Morais atualmente escreve um livro sobre a trajetória política do ex-presidente Lula, de sua prisão, em 1980, à transmissão do cargo à presidente Dilma Rousseff.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img