18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Escritores estrangeiros participam de mesa-redonda sobre Literatura e Política nesta quarta-feira na UFSC

spot_img

Escritores estrangeiros participam de mesa-redonda sobre Literatura e Política nesta quarta-feira na UFSC

spot_imgspot_img

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe nesta quarta-feira, 10, os escritores Carlos Liscano, do Uruguai, e Martín Kohan, da Argentina, para uma mesa redonda sobre Literatura e Política. O evento é aberto, gratuito e começa às 16h no Auditório Henrique Fontes, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Campus Trindade, em Florianópolis.

Carlos Liscano é romancista, dramaturgo, poeta, ex-vice-ministro de educação e atual diretor da Biblioteca Nacional do Uruguai. Recebeu em novembro de 2012 a medalha da Legião de Honra e o Prêmio de Arte e Letras, uma das máximas condecorações na França.

Até o momento publicou mais de quinze livros de narrativa longa e curta, três de poesia, três de cartuns próprios e, ainda, um com desenhos seus. Seus primeiros livros foram publicados a partir de 1985, estando o escritor exilado na Suécia. “El furgón de los locos” valeu-lhe o Prêmio de Narrativa do Ministério de Educação e Cultura no Uruguai em 2002.

Martín Kohan nasceu em Buenos Aires em 1967 e possui quatorze obras publicadas. É autor de contos, ensaios e romances, doutor em Literatura, pesquisador e professor na Universidade de Buenos Aires (UBA), além de ser crítico literário.

Temas como a Ditadura Militar argentina (1976 -1983) e a Guerra das Malvinas (1982) têm um peso relevante nas suas obras, principalmente em “Dos Veces Junio” (2002), “Ciencias Morales” (2007) e “Cuentas Pendientes” (2010).

“Ciencias Morales” recebeu o Prêmio Herralde de romance inédito em língua espanhola, e foi levado ao cinema em 2010 pelo cineasta Diego Lerman sob o título “La mirada invisible”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img